DicasFree.com » História » Por onde e como os primeiros habitantes chegaram a América

Por onde e como os primeiros habitantes chegaram a América

Antes de Colombo chegar com suas naus na América, aqui já se estabeleciam várias etnias e impérios humanos há milhares de anos. Saiba como esses habitantes chegaram antes de Colombo nas Américas.

     

A ocupação dos continentes americanos não se deu com efetividade após a vinda de Colombo e dos conquistadores portugueses, mas muito antes, segundo as teorias mais firmes. Muitos consideram a vinda dessas pessoas um grande mistério pela quantidade de evidências contrárias as teorias mais aceitas.

Estreito de Bering

A teoria mais aceita pela comunidade científica se baseia em uma leva migratória advinda da Ásias por meio do Estreito de Bering. Consiste em um estreito marítimo entre a Ásia e a América do Norte, com cerca de 85 km de largura a uma profundidade máxima de 30 metros.

Sustentasse a teoria  nas evidências de que o estreito teria se transformado em calotas de gelo durante as eras glaciais, o que possibilitou a passagem dos nativos para o continente americano.

Estreito de Bering

Estreito de Bering

Novas teorias e fatos importantes

Apesar da teoria do Estreito de Bering ser consistente e bastante aceita, ela pode ser tratada apenas como “uma das possibilidades” e não a explicação definitiva. Várias descobertas acabam por derruba-la quanto a idade de vestígios e fósseis humanos aqui mesmo no Brasil.

Um fóssil humano descoberto na região da Lagoa Santa em Minas Gerais no Brasil, remonta a ideia da descida das comunidades humanas pela América do Norte. Considerado o mais antigo fóssil humano das Américas, Luzia teria vivida a cerca de 15 mil anos atrás, o que inviabiliza a descida.

Luzia - o fóssil mais antigo das Américas

Luzia – o fóssil mais antigo das Américas

Outras evidências também no Brasil remontam idéias diferentes. Um complexo de pedras descoberto no Estado do Amapá muito semelhante ao Stonehenge na Inglaterra, indica a presença de seres humanos com grande conhecimento astronômico há mais de 2 mil anos atrás. O maior sítio arqueológico do país, localizado na Serra da Capivara no Piauí abriga os vestígios humanos mais velhos das Américas, que sugerem a presença do homem no local há cerca de 60 mil anos atrás.

Novas descobertas

Recentemente, cientistas e pesquisadores colombianos em parceria com outras equipes efetuaram um grande mapeamento genético das populações indígenas da América do Norte até a Ilha do Fogo na América do Sul, fornecendo assim uma grade de comparações entre essas populações com outras no mundo. Os estudos dessas análises genéticas apontam para 3 possíveis migrações para os continentes americanos há cerca de 15 mil anos.

Tendo em vista todas essas descobertas, tem-se novas teorias que apontam migrações muito anteriores que talvez possam confirmar a primeira chegada de seres humanos vindos do continente africano, adentrando pelo Nordeste brasileiro. Até agora, as hipóteses se confirmam cada vez mais e os cientistas procuram escrever novas teorias que abarquem as descobertas arqueológicas na América do Sul.

 

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?