DicasFree.com » Estudos » Pontos importantes do Tratado de Versalhes

Pontos importantes do Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi o acordo final assinado por grandes potências da Europa e Ásia para por fim da Primeira Guerra Mundial. Acesse o nosso artigo e confira os principais pontos sobre o qual ele abordava.

     

Para encerrar de forma oficial a Primeira Guerra Mundial no ano de 1919, as potências europeias assinaram uma tratado para restabelecer a paz no continente europeu, o qual recebeu o nome de Tratado de Versalhes.

A principal questão sobre a qual o tratado determinava foi que a Alemanha se responsabilizasse pelas causas da guerra e reparasse nações da Tríplice Entente, os quais tiveram um grande prejuízo com a guerra.

Além disso, a Alemanha também perdeu parte do seu território para países com os quais fazia fronteira, teve o número de soldados em seu exército reduzido, a independência da Áustria foi reconhecida e pagou indenizações pelo estrago feito em detrimento da guerra.

Na Alemanha a assinatura de tal documento gerou bastante impacto na população, a qual ficou em choque e se sentiu humilhada, contribuindo assim para que a República de Weimar declinasse e o nazismo entrasse em ascensão.

Tratado.
(Foto: Reprodução)

No ano de 1921 foi determinado que a Alemanha deveria pagar o valor de 33 milhões para cobrir os danos que casou, tal situação fez com que a economia do país fosse de vez enterrada, uma vez que já tinha se abalado por causa da guerra. Assim, entre as décadas de 1920 e 1930 o país sofreu não apenas com uma crise moral, mas também econômica, onde houve aumento na inflação, desemprego e desvalorização do mercado.

Liga das Nações

A Liga das Nações ou Sociedade das Nações foi uma organização criada através do Tratado de Versalhes após o término da Primeira Guerra Mundial, a qual tinha como intenção unir as nações do planeta, mantendo a paz e a ordem por meio da mediação e arbitragem, de modo a fugir de eventos como o que acabara de destruir a Europa.

Cedências territoriais

Algumas cláusulas do tratado determinavam que a Alemanha perdesse parte de seu território para outros países, os quais anexou ou invadira em tempos anteriores, confira quais foram:

  • Área de 14.522 km² e 1.815.000 habitantes em 1905 à França.
  • Área de 3.984 km² e 163.600 habitantes onde se localizava a região de Schleswig-Holstein à Dinamarca.
  • Área de 53.800 km² e 4.224.000 habitantes em 1931 na região onde se localizava as províncias de Posen e Prússia Oriental à Polônia.
  • Área de 330 km² e 49.000 habitantes a Checoslováquia.
  • Para a Bélgica as cidades Eupen e Malmedy;
  • A província de Sarre e a cidade de Danzig para que fossem regidas pela Liga das Nações.

Como o tratado de Versalhes tinha um caráter muito punitivo para a Alemanha, muitos historiadores o colocam como uma das grandes motivações para o início da Segunda Guerra Mundial, a qual carregou um sentimento de revanche e abriu espaço para que se criassem estados nazi-facistas dentro da Europa.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?