DicasFree.com » Escolar » Pontos fortes da globalização

Pontos fortes da globalização

A globalização está ada vez mais presente em nosso quotidiano e para as pessoas que nasceram já no século XXI não é novidade. Mas afinal, quais são os pontos positivos disso tudo?

     

A globalização foi um processo quase inevitável ao menos para nós do ocidente. Os cenários fechados das grandes civilizações da antiguidade logo deram espaço a inúmeras relações entre diferentes nacionalidades.

globalização

Apesar das diversas relações comerciais e alianças entre nações e impérios existirem desde os primórdios de nossa experiência humana, nunca antes um estágio de globalização do qual vivemos hoje fora alcançado. A cada dia mas se aceita pessoas de fora em cada país, seja como turista ou morador, a presença de empresas internacionais e de capital estrangeiro também vem para marcar essa nova era da humanidade.

Quando começou?

Esse processo sempre esteve presente desde sempre em nossa história. Porém, as constantes inimizades, guerras e conflitos entre diferentes impérios e civilizações sempre estiveram em maiores patamares que o simples intercâmbio cultural entre as mesmas nações.

Podemos dizer que o princípio do que chamamos de globalização tenha começado na Europa Medieval, quando a Igreja Católica Apostólica Romana uniu as muitas nações daquele continente pela religião em comum. Apesar dos conflitos internos ocorridos, a união das nações garantiu tratados de paz, acordos econômicos, alianças e ações em conjunto entre aqueles países.

vaticano

Vaticano

Esse fator se estendeu mesmo quando a igreja católica se ausentava significativamente da Europa, dando o lugar em muitos países ao protestantismo. Ainda assim, a visão de mundo cristã permitiu o diálogo entre as nações e diversas conquistas que não ficaram concentradas em um único lugar, mas que se espalharam tanto na Europa, como na América.

A expansão marítima contribuiu com grande peso também na globalização. O intercâmbio entre as diversas nações agora ficara mais rápido e possível. Os navios não só traziam informações de todos os cantos, mas também transportavam exércitos, mercadorias, riquezas, entre outras.

Criação da ONU

Criação da ONU

Mesmo após as independências das nações americanas e africanas, o contato com a Europa continuou, visto que o comércio, a ciência e a tecnologia eram emanados de um para o outro. No século XX após a segunda guerra mundial, ouve a União Europeia, fato que globalizou o continente. A criação da ONU também atingiu fronteiras inimagináveis. Agora, os representantes de centenas de nações podem se encontrar e discutir sobre todo o tipo de assunto e problema mundial.

A internet uniu milhões de pessoas

A internet uniu milhões de pessoas

Com a chegada da internet, dessa vez o mundo globalizava não só os governos, mas também os cidadão de quase todos os países. Com a possibilidade de se comunicar, saber de notícias de todo lugar da maneira mais rápida possível e ainda compartilhar conteúdos, a globalização virtual teve seu pontapé nesse aspecto importante.

Pontos Positivos da Globalização

A globalização fez com que vários assuntos fossem debatidos entre as nações. Os países puderam fazer acordos econômicos menos agressivos e regrados, os direitos humanos agora são determinação mundial e a preocupação ambiental está sendo partilhada e refletida entre a maioria das nações.

Equipe brasileira em apoio ao desastre no Haiti

Equipe brasileira em apoio ao desastre no Haiti

A abertura dos portos e a diminuição das tarifas alfandegárias também estão incluídas nos pontos positivos. A rápida circulação de notícias internacionais, a abertura dos países para o turismo estrangeiro e também para moradia de pessoas estrangeiras nos países, os intercâmbios culturais e linguísticos e a conversação da produção científica.

De forma importante, as organizações mundiais agora podem se organizar e intervir em conflitos armados, evitando que esses se solidifiquem e que causem muitos estragos. A solidariedade humana entre as nações também é proporcionada por isso, visto que em tempos de catástrofes, as pessoas podem ser ajudadas com doações de diversos países.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?