DicasFree.com » Biologia » Pontos de checagem do ciclo celular

Pontos de checagem do ciclo celular

Os processos de divisão celular são considerados dos mais complexos do corpo humano. O próprio corpo criou um sistema de Pontos de Checagem para prevenir que nesse longo processo, tudo ocorra corretamente. Clique e entenda esse conceito.

     

Os processos de divisão celular assombram os alunos do Ensino Médio nas salas de aula de Biologia. Não é atoa, pois esse processo é um dos mais complexos a serem explicados em sala de aula devido a imensa quantidade de informações durante cada etapa. Até mesmo no nível superior em Biologia, muitos acadêmicos acabam encontrando dificuldades para compreender esse processo.

A divisão celular é complexa demais até mesmo para o próprio corpo. Para garantir que tudo ocorra corretamente durante esse processo, o organismo desenvolveu um sistema de pontos de checagem que sinaliza quimicamente quando uma parte deu certo para que a outra se inicie.

Pontos de Checagem

Os pontos de checagem ocorrem entre a Metáfase e Anáfase e são divididos em três fazes durante duas transações do processo de divisão celular. As transações são G1, S e G2 e os pontos de checagem ocorrem em G1-S e G2-M.

Esquema gráfico dos pontos de checagem

Esquema gráfico dos pontos de checagem (Foto: Reprodução)

Primeiro ponto de checagem – O primeiro ponto de checagem ocorre entre G1-S e tem basicamente três funções claramente observáveis. A primeira é a checagem do meio em que a célula está se desenvolvendo e também a constatação de uma possível indução do meio no processo. A segunda é constatar se a célula já alcançou o tamanho ideal para a próxima fase e a terceira é a revisão de todo o material genético em busca de algum erro.

Segundo ponto de checagem – O segundo ponto de checagem acontece no G2 verifica novamente o material genético e prepara a célula para a mitose “M”. Nesse estágio é extrema importância que a célula tenha produzido o complexo CDK1-cilinaB, mais conhecido como Fator de Promoção da Mitose.

Terceiro ponto de checagem – O terceiro e último ponto de checagem se encarrega de verificar se os cromossomos estão devidamente anexados no fuso mitótico. Caso contrário, o ponto de controle envia um sinal para que as proteínas que causam a separação das cromátides irmãs não entrem em contato com os cromossomos até que tudo esteja certo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?