DicasFree.com » Biologia » Ponto de compensação fótico

Ponto de compensação fótico

O Ponto de Compensação Fótico é um fenômeno essencial para sobrevivência das plantas. Clique e saiba mais sobre esse fenômeno.

     
Fotossíntese

A coloração verde advém da clorofila.

Na natureza existem formas de vida de vários tipos, cada uma com sua peculiaridade. É comum pensar que todo ser vivo necessita de alimentação para sobreviver e  certamente procura suas fontes de nutrientes e energia através da ingestão de outros seres vivos.

As plantas fogem desse padrão por geralmente serem  autótrofas, ou seja, seres que sintetizam seu próprio alimento através de um processo chamado fotossíntese. Esse processo se baseia na produção de compostos orgânicos como os carboidratos por meio de compostos como o dióxido de carbono e água. Para que essa produção ocorra, a planta utiliza a energia luminosa do sol em reações onde a clorofila transforma a energia solar em energia química.

A planta retira a água pelas raízes e o CO2 do ar atmosférico através da respiração. A reação com a energia luminosa convertida produz moléculas de glicose que serão utilizadas na respiração e na produção de polissacarídeos.

O Ponto de Compensação Fótico acontece quando a velocidade da fotossíntese equipara-se a velocidade da respiração da planta. Assim, toda glicose produzida pela fotossíntese é gasta da respiração e todo CO2 utilizado na fotossíntese é recuperado pela respiração. Esse fenômeno acontece como forma de sobrevivência da planta em condições mas difíceis e estressantes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?