DicasFree.com » Faculdade » Pode ter citação na introdução

Pode ter citação na introdução

Entenda os modelos de introdução dos trabalhos. A inserção dos meios digitais da informática na formatação dos trabalhos acadêmicos gerou uma série de normas para elaboração científica dos mesmos.

     

As citações devem ser usadas com sabedoria.

A realidade brasileira no que diz respeito as universidades mudou bastante desde os últimos anos. Antes, algo que era exclusivamente para algumas famílias da elite paulista e carioca e mineira, hoje pode ser desfrutado por muitos brasileiros de várias camadas sociais.

Com o aumento das universidades no país, teve consequentemente o aumento da produção de trabalhos acadêmicos e avanços nas áreas científicas. As normas da ABNT tiveram de ser reformuladas com a larga utilização dos computadores nas confecções dos trabalhos e essas muitas regras ainda geram dúvidas em novos acadêmicos todos os anos.

A introdução do trabalho acadêmico não pode ser igual ao resumo. Deve apresentar o conteúdo do trabalho e a relação do mesmo com o assunto, a finalidade, a pesquisa e a outros autores ou obras. Essa é a parte do trabalho em que se insere o leitor dentro das idéias principais da tese levantada pelo trabalho e o faz se interessar pelo término da leitura.

Muitos defendem a utilização de citações nas introduções de trabalhos, mas as mesmas só podem ser utilizadas de maneira indireta, ou seja, o acadêmico que quiser falar de algum outro autor deve apresentar a ideia da citação com suas palavras e citar entre parenteses o nome do autor e o ano da obra que serão especificados em notas de rodapé. Citações na íntegra não são aceitas nas introduções e pode ser descontado nota do acadêmico que a  fizer.

É importante ter em mente que seu trabalho é realmente seu e os outros autores devem ser usados para confrontos de ideias, apoio de tese ou confirmação de conceitos durando o desenvolvimento da obra. Encher um trabalho de citações pode transforma-lo apenas em uma pesquisa de fontes e tirar o crédito de sua tese. Tente escrever boas frases e parágrafos de fôlego para afirmar sua identidade acadêmica e posicionamento teórico.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?