DicasFree.com » Doença » Pneumonia como se pega

Pneumonia como se pega

A pneumonia é uma doença grave que deve ser cuidada imediatamente assim que surgirem os primeiros sintomas, a falta de cuidado pode levar a pessoa a morte, devido a infecção dos pulmões causada por invasão de vírus ou bactérias no organismo.

     

A pneumonia é uma doença infecciosa que provoca a inflamação dos pulmões. Geralmente é causada por bactérias, fungos e vírus. Sendo que a pneumonia bacteriana é a mais ocorrente. De acordo com alguns dados, a pneumonia atinge cerca de 2,1 milhões de brasileiros todos os anos, e principal causa de internação hospitalar, mantendo-se na quinta causa de morte no Brasil.

Essa doença costuma afetar mais os idosos, as pessoas com doenças crônicas ou aquelas ainda que tenham imunidade baixa. Podendo afetar também crianças, jovens e adultos saudáveis. A infecção dada pelos parasitas, geralmente são transmitidos por via respiratória, onde estes micro-organismos ultrapassam as defesas naturais do organismo e invadem o pulmão, provocando complicações nesse órgão.

Existem classificações quanto as causas da pneumonia:

  • Pneumonia adquirida na comunidade: adquirida no ambiente de convívio social, casa, trabalho, creches, escolas, academias de ginástica e etc.
  • Pneumonia hospitalar: adquirida durante internação hospitalar, através de germes hospitalares perigosos e resistentes aos antibióticos. Além disso, o paciente internado pode ter alguma doença que provoca que diminua a sua imunidade, facilitando a infecção pulmonar por diversos motivos.
  • Pneumonia aspirativa: ocorre quando algum material estranho é inalado ou aspirado para dentro dos pulmões. Esse tipo de pneumonia é mais observado em pacientes com lesão cerebral ou pessoas alcoólatras.
  • Pneumonia causada por micro-organismos (germes) oportunistas: afeta pessoas com baixa imunidade, mais frequente no caso de pessoas portadoras da AIDS ou portadores de órgãos transplantados.
  • Pneumonia causada por germes emergentes: são germes muito virulentos encontrados em grandes epidemias, – exemplo : a pneumonia causada pelo vírus da gripe aviária na Ásia.

O sintomas da pneumonia devem ser observados e a pessoa precisa ir imediatamente ao médico. Quanto antes fizer o tratamento adequado, mais chances tem de impedir que a doença se avance. Os mais comuns indicadores da pneumonia são: Febre alta; Tosse; Dor no tórax; Alterações da pressão arterial; Confusão mental; Mal-estar generalizado; Falta de ar; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada; Toxemia; Prostração.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?