DicasFree.com » Escolar » Plaquetas no sangue

Plaquetas no sangue

O sangue humano é composto por plaquetas que são extremamente importantes para o organismo. Mais informações sobre o assunto, você terá no decorrer desta interessante matéria.

     

As plaquetas no sangue são vários fragmentos que fazem composição da médula óssea vermelha, caracterizados principalmente por fragmentos denominados celulares. Seus tamanhos são respectivamente minúsculos e são exclusivamente possuidores de forma elipsóide. Além é claro dos variados grânulos internos.

Estima-se que ao todo, sejam encontradas em cada gota de sangue, cerca de 150 mil à 400 mil plaquetas. Responsáveis exclusivamente pela proteção do organismo, quando há o corte ou ferida. O processo feito por elas é exclusivamente de proteção, fixando-se em áreas onde fora ferido e liberando serotonina.

Nesse processo, há então uma espécie de contração dos vasos sanguíneos, diminuindo consideravelmente a perda de sangue que ocorreria caso esse procedimento não fosse tomado. Depois desse processo, elas costumam se unir exatamente no local onde está ferido.

Sangue (Foto: Reprodução)

As plaquetas fazem um processo bem simples, tampando os locais onde estão feridos para que haja então a cicatrização e logo a cura do mesmo. Ao tempo que isso ocorre fazem a liberação de substâncias que funcionam como ativadoras de protombina, proteína encontrada no plasma sanguíneo.

Alguns problemas surgem quando há níveis abaixo do recomendado de plaquetas no corpo, elas são responsáveis por todo nosso equilíbrio sanguíneo e precisam realmente de cuidados. Algumas doenças atuais como a dengue e a anemia aplásica afetam especialmente as plaquetas presentes em nosso corpo.

Quando há elevação dos valores, acontece logo a formação de uma série de coágulos que acabam por fazer o desencadeamento da trombose, o infarto e até mesmo um AVC. Quando há problemas com relação a isso, devemos procurar um especialista da área o quanto antes.

Algumas medidas simples podem ajudar a aumentar os níveis de plaquetas, mas não é possível que haja sozinho. Somente com ajuda médica e orientação é possível ter satisfação. É muito importante que esteja atento aos seus níveis. As plaquetas são importantes para a saúde da corrente sanguínea de modo  forma geral.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?