DicasFree.com » Animais » Plantas e animais em extinção

Plantas e animais em extinção

Para mais informações sobre os animais em extinção no Brasil, bem como as plantas, acompanhe este artigo e fique por dentro das principais causas e características dos mesmos.

     

Extinção

A extinção é um processo longo que faz com que as espécies simplesmente desapareçam da natureza. O processo se finaliza, assim que a última das espécies morre. Dentro dos âmbitos estão espécie, subespécie e grupos de espécie, qualquer desaparecimento é contado como extinção.

Quando resta apenas um último indivíduo, o processo de reprodução é vetado. Ou seja, sem a chance de reprodução, não há como evitar a extinção. As espécies assexuadas, são as mais difíceis de se extinguir. Já para os mamíferos e animais de espécies reprodutoras sexualmente, o processo complica.

Hoje em dia, já é possível observar alguns países na luta contra a extinção de animais. A extinção afeta todo o planeta, natureza e vida humana de forma direta. Considerando que todas as espécies e classes fazem parte de uma cadeia alimentar, o desaparecimento de algumas delas implica na vida geral de qualquer ser humano.

Conheça agora, algumas das plantas e até dos animais que estão entrando em extinção. As melhores maneiras de evitar a extinção de algumas plantas e animais, é através do combate a poluição, desmatamento e a inserção de novos predadores no lugar onde é possível avistar animais extintos.

Plantas

  • Pau-Brasil - O Pau Brasil começou a ser retirado das matas e florestas e isso durou 400 anos (depois de ter sido descoberto). Essa falta de conscientização dos portugueses em relação a nossa terra, fez com que até hoje haja vestígios de extinção do Pau Brasil. Os milhares de km devastados, ainda implicam na tentativa de regeneração da planta no Brasil. É considerada uma das árvores mais importantes que hoje ainda temos em solo brasileiro.
pau brasil

(Foto: Reprodução)

  • Palmito Juçara - Há muitos fatores que determinam a extinção da planta Palmito Juçara. Uma delas, é a quantidade de roubos feito em plantações da espécie, ela também é o principal alimento de várias outras espécies como as abelhas. Além disso, seu crescimento é muito lento em vista de outras plantas nativas. Contudo, o cultivo da mesma alcançou alguns níveis consideráveis que poderão salvar a espécie.
Palmito Juçara

(Foto: Reprodução)

  • Andiroba - O significado de andiroba, está em “óleo amargo” e não era pra menos. O óleo extraído da planta, é muito vendido a vários restaurantes em todo o mundo. Além disso, os benefícios da planta não param por aí. Uma centro de pesquisas brasileiro, constatou que a andiroba possui várias propriedades fitoterápicas. Com cerca de 30 metros de altura, ela está em extinção hoje, devido a uma quantidade de 500 mil árvores derrubadas anualmente.
andiroba

(Foto: Reprodução)

  • Arnica - Outra planta possuidora de incontáveis benefícios é a arnica. A planta é usada principalmente para a cicatrização de ferimentos, além disso é uma ótima opção para evitar a infecção no lugar afetado. A extração da planta é uma das principais causas de sua extinção. São retirados milhares de caules anualmente para a efetivação de remédios e outros produtos feitos a partir dessa maravilhosa planta medicinal.
Arnica

(Foto: Reprodução)

  • Castanheira - O desaparecimento das espécies dessa planta, estão ocorrendo em vários espaços brasileiros. Ela está deixando de fazer parte do ecossistema brasileiro e se tornando extinta gradativamente. As castanheiras são mais frequentes nos estados nordestinos, como Ceará, Pará e tantos outros. Suas flores são belíssimas e para se reproduzirem, elas precisam de um ambiente intocado e escuro.
Castanheira

(Foto: Reprodução)

Animais

  • Anta - A anta é um animal em extinção que chega a pesar cerca de 300 kg. Elas vivem sempre em matas e florestas, tem um peso equivalente a 108 quilos e a principal causa de sua extinção está ligada ao desmatamento e poluição de seus respectivos habitats naturais. Também está relacionada a extinção, a caça predatória. Ela é o principal alimentos de vários felinos e animais de grande porte.
anta

(Foto: Reprodução)

  • Ariranha - Conhecidas como animais que vivem muito próximas de água doce, as ariranhas são animais vivendo em grupos pequenos que se alimentam de algumas espécies aquáticas e uma diversidade enorme de peixes. Para identificar uma ariranha basta somente observar a quantidade de barulho e como elas parecem se divertir umas com as outras em brincadeiras. Sua principal causa de extinção está ligada a poluição dos rios.
ariranha

(Foto: Reprodução)

  • Onça Pintada - Por ser um dos animais mais bonitos de toda a floresta, a onça pintada é muito caçada. Ela pode ser vendida a circos ou outros estabelecimentos que fazem exposição desse tipo de animal, ou até mesmo ter sua pele vendida. Essa é uma das grandes causas, elas vivem em zonas florestais e lugares espaçosos. Uma das principais características é sua irritação constante quando se sente presa e ameaçada.
onça pintada

(Foto: Reprodução)

  •  Arara-azul - Também conhecidas por sua beleza estonteante, a arara azul brasileira é um dos animais que mais se encontram em extinção. Isso ocorre porque muitos caçadores, as tomam para fazer a venda clandestina das espécies. Se alimentam principalmente de frutos e podem ser encontradas na Floresta Amazônica. Sua extensão mediana está para 57 centímetros e a plumagem azul sempre deixa a todos um encanto especial.
Arara-azul

(Foto: Reprodução)

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?