DicasFree.com » Biologia » Plantas brasileiras em extinção

Plantas brasileiras em extinção

No Brasil, existem uma grande quantidade de plantas com risco de extinção nos diversos biomas do território nacional. Confira algumas destas plantas, aqui no Dicas Free.

     

Como todos os países do mundo, o Brasil utilizou de suas riquezas naturais para o desenvolvimento de sua economia e também para facilitar a vida cotidiana dos moradores no país desde a época da colonização. A vasta biodiversidade animal e vegetal de nosso país proporcionou uma grande variedade de material para os mais diversos fins.

O uso, muitas vezes desmedido desses recursos naturais, resultou no desequilíbrio ambiental e consequentemente, no desaparecimento ou na diminuição de muitas espécies de plantas e animais. Atualmente, existem listas que oficializam esses números e catalogam a quantidade de espécies em extinção ou em perigo de extinção.

Plantas brasileiras em perigo de extinção

O Jequitibá é uma árvore muito conhecida por nós, brasileiros. O próprio termo “jequitibá” é utilizado em muitas partes do país apenas para designar uma grande árvore, seja na circunferência, seja na altura. Tais árvores são originárias da mata atlântica e concentram-se no sudeste brasileiro. A  madeira de de excelente qualidade, os jequitibás foram muito utilizados durante a colônia e império, sendo que até hoje sua madeira é contrabandeada pelo país.

Jequitibá (foto: reprodução)

Jequitibá (foto: reprodução)

 O mogno ou mogno brasileiro é uma espécie comum da floresta amazônica, encontrada também no estado do Pará. Apesar de estar em perigo de extinção, essa árvore ainda é cultivada para a fabricação de móveis. Pode chegar aproximadamente 25 metros de altura, com diâmetro de 30 a 80 centímetros.

Cultivo de Mogno brasileiro (foto: reprodução)

Cultivo de Mogno brasileiro (foto: reprodução)

Andiroba, bastante conhecido, é uma árvore da mata atlântica que possui muitas aplicações medicinais. Seu nome vem do Tupi e significa “óleo amargo”, uma clara referência ao óleo extraído de suas sementes para fins fitoterápicos. Não só as sementes, mas até mesmo as cascas da árvore podem ser utilizadas para diversos fins terápicos.

Andiroba ou Andirobeira (foto: reprodução)

Andiroba ou Andirobeira (foto: reprodução)

Içara, também chamado de juçara ou palmito juçara, é uma árvore originária da mata atlântica no sudeste brasileiro, muito utilizada pra fazer ripas. Uma das utilidades dessa árvore está na extração do palmito para o consumo alimentício. Atualmente, encontra-se em perigo de extinção.

Içara (foto: reprodução)

Içara (foto: reprodução)

Cabreúva Vermelha, pode ser encontrada em quase todas as regiões brasileiras e possui uma madeira de alta qualidade, resistente a ação do tempo e apodrecimento, forte o suficiente para a confecção de móveis utilitários e decorativos, externos ou internos. Tem o nome devido a coloração castanho avermelhado.

Cabreúva Vermelha (foto: reprodução)

Cabreúva Vermelha (foto: reprodução)

Além dessas, você pode ter acesso a lista completa das plantas em extinção no Brasil, de acordo com o levantamento oficial do Ministério do Meio Ambiente, clicando aqui.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?