DicasFree.com » Escolar » Planos de aula de Educação Física

Planos de aula de Educação Física

Os planos de aula de educação física devem ser baseados, principalmente, em esportes e qualquer outras atividades que fazem a movimentação do corpo. Para mais informações sobre o assunto, confira neste artigo.

     

Educação Física

Uma aula de educação física deve conter vários aspectos no seu plano. Os alunos devem trabalhar específicas partes do corpo e também executar a movimentação necessária. Todos os alunos devem ter participação direta no plano de aula e ainda apresentar resultados satisfatórios ao fim do ano.

Todos aqueles que tiverem pontos relacionados a cooperação, entusiasmo e responsabilidade, passarão normalmente ao fim do bimestre. O objetivo é que o aluno tenha dominado todas as técnicas e também esteja apto a praticar o esporte, no qual o mesmo será avaliado.

Plano de aula

Tempo - Estratégia - Conteúdo - Material Utilizado

02 minutos – aquecimento – alongamento – não necessita

05 minutos – o desenvolvimento do esporte em si – educativo – o utilizado para o esporte

08 minutos – prática do jogo ou esporte estabelecido – aplicativo – o utilizado para o esporte

03 minutos – discussão do esporte ou jogo – volta a calma – não necessita

O plano de aula poderá ser diferente em especificidade do esporte no qual está sendo dado. A cada bimestre, é importante que o plano seja renovado para testar as habilidades dos alunos e permitir que seus corpos não se acostumem com uma mesma atividade, melhorando o condicionamento físico.

É interessante que o professor tenha a sensatez de organizar, calmamente, cada plano de aula dando aos alunos eles o produto necessário para o desenvolvimento da mesma. Fique atento quanto a capacidade de desenvolvimento de cada criança ou adolescente e procure saber se há impedimento físico em seu histórico.

O planejamento educacional deve ser algo levado extremamente a sério pelo professor. Se o material utilizado para o desenvolvimento for a bola, por exemplo, é necessário que você abra todos os caminhos relacionados ao material e estimule seus aprendizes a formar boas táticas ao usá-la.

Alguns alunos ficam felizes em praticar os mesmos esportes, como o futebol ou vôlei. Contudo, há outros que necessitam de atividades diferentes, por isso, faça planos de aula que realmente supram as expectativas de todos. Faça um levantamento para identificar quais os melhores esportes para cada época.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?