DicasFree.com » Variados » Planeta Terra significado do nome

Planeta Terra significado do nome

Veja no artigo as explicações sobre o significado do nome do Planeta Terra. Confira!

     

A Planeta Terra representa o terceiro planeta localizado a partir do Sol, um planeta composto de forma telúrica, ou seja, é sólido e rochoso algo suficiente para que se possa pousar. Possui apenas uma lua e dentre os outros planetas que fazem parte do sistema solar, é o quinto maior. Formado há 4,54 bilhões de anos, de acordo com os especialistas, Terra é o único corpo celeste onde se tem o conhecimento sobre a existência de vida, milhares de espécies de seres vivos, dentre eles o ser humano.

Nome Terra

O nome Terra atribuído ao planeta, já surtiu muitas dúvidas sobre o seu real significado. Há quem diga que o mesmo é decorrente do nome de um deus da Grécia antiga. Mas essa versão não é verídica, mesmo porque quando se iniciou o estudo do Planeta Terra, nem ao menos, o mesmo era considerado como planeta, era portanto somente um lugar onde se pisa, ou chão. As propriedades físicas do planeta, lhe garante essa característica explícita.

Planeta Terra

A Terra possui cerca de 12.756 km de diâmetro, e distância média do Sol de 149.597.890 km.

A exemplo disso, definição “terra” foi ainda mais intensificada quando divulgaram a famosa imagem captada pelos astronautas da Apollo 8, em que mostra a Terra surgindo no horizonte da Lua, isso no ano de 1968. A Terra possui grande proporção, é esférica e de cor azul, característica essa que possível devido a quantidade de água na superfície que cobre aproximadamente 70% do planeta e de sua atmosfera.

A beleza do Planeta Terra não é o único diferencial entre o restante da família planetária, também se destaca por ser um planeta habitável, capaz de sustentar vida, fornecendo as condições necessárias para a sobrevivência do ser vivos, como a água no estado líquido, um ambiente propício para a formação de moléculas orgânicas e energia em quantidade ideal para motivar todo o metabolismo. Por isso muitas vezes é chamado de Mãe Terra, por acolher. Adaptar e desenvolver a vida de diferentes seres.

Termo Terra

Agora o termo “TERRA” é originário do latim, que já agregava outros significados que também são utilizados atualmente, dependendo do contexto e idioma. Pode significar solo, território, chão, região de origem e nação. Portanto, o nome pode significar a referência feita a matéria que fisicamente compõe a terra, ou a terra no sentido do solo, onde pode dar existência a própria vida. No países não latinos, a palavra surgiu do grego, dando origem ao inglês “earth” e ao alemão land.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?