DicasFree.com » Mulher » Pílula esquecida

Pílula esquecida

Para saber mais informações sobre a pílula anticoncepcional, acompanhe este artigo e fique por dentro das principais orientações para quem esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional no dia correto.

     

Pílula

Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, é uma das coisas mais comuns que vimos por aí. Facilmente, com a rotina corrida do dia a dia é possível esquecer-se de tomar o medicamento. Contudo, assim que isso acontece, você não pode deixar de seguir os procedimentos corretos.

Primeiramente, se esse é o seu caso, e aconteceu de esquecer-se da pílula. O que deverá fazer é seguir com o medicamento como se estivesse tomado a do dia anterior. Bom, se você pulou o dia 23, por exemplo, esqueça essa pílula! O correto é seguir a partir de agora, tome em seguida a pílula do dia 24.

Todos os anticoncepcionais, vem com os dias corretos marcados na própria cartela. Quando há o caso de haver esquecido, o ideal é continuar tomando normalmente, seguindo a cartela sem parar. Contudo, será necessário que aguarde cerca de 3 a 4 dias, antes de ter relações sexuais sem proteção.

pilula-anticoncepcional

Cartela  de pílulas (Foto: Reprodução)

Orientações

Para normalizar, você terá de respeitar esse período. Mas tenha em mente que caso o esquecimento seja de apenas 12 horas, você poderá tomar seu anticoncepcional normalmente. Geralmente, as mulheres fazem a ingestão do mesmo num determinado horário do dia, por exemplo, se você toma seu anticoncepcional ás 15:00h.

Caso tenha passado desse período do dia e houve o esquecimento, testifique no relógio se o tempo passado não é de 12 horas. Caso seja, o ideal é pular pra próxima pílula. Mas caso o período seja menor, o indicado é tomar a pílula do dia referente. Ela funcionará da mesma maneira, não se preocupe.

É importante ficar atento, já que o risco de gravidez é evidente quando há o esquecimento. Por isso, caso vá ter relações sexuais, procure se proteger com camisinhas e métodos contraceptivos. Há muitas maneiras de evitar a gravidez, use todas as necessárias para evitar a gestação sem estrutura.

Pro caso de esquecer dois dias seguidos a pílula. Você poderá continuar o tratamento da mesma forma, a única diferença é que precisará de mais tempo antes de ter relações sexuais sem o preservativo, cerca de 6 a 8 dias. Os riscos de gravidez duplicam a cada dia de esquecimento, fique atenta!

Texto do mesmo assunto: