DicasFree.com » Mulher » Pílula atrasada falhar um dia engravida

Pílula atrasada falhar um dia engravida

Se você se esqueceu de tomar a pílula, tenha calma! Os efeitos do anticoncepcional podem durar caso o atraso não tenha ultrapassado 12 horas. Confira esse artigo e fique por dentro.

     

Pílula atrasada

Atrasar a pílula é algo que sempre tendemos a fazer. As vezes por descuido, outras vezes pelo excesso de atividades do dia a dia. Contudo, é necessário que tome as medidas necessárias para que isso não ocorra com frequência. Caso tenha esquecido, calma. Não está tudo perdido.

Antes de mais nada, é importante saber se tem mais 12 horas de esquecimento. Para a pílula ter seu efeito, você precisa tomá-la todos os dias no mesmo horário. Ao esquecer-se, você desregula seu organismo que está, evidentemente, acostumado a receber o medicamento no mesmo horário.

Embora o atraso seja algo nada indicado, ele não é o fim do mundo. Já que se esqueceu, fique tranquila e continue os mesmos procedimentos como antes. Lembre-se de reparar se faz 12 horas após o tempo. Se não houver, a tome imediatamente que o efeito será o mesmo.

A pílula anticoncepcional quando esquecida, pode trazer a possibilidade de gravidez

Pílula anticoncepcional (Foto: Divulgação)

O que fazer?

Bom, se passou do horário previsto, apenas continue a cartela. Numa cartela normal, o anticoncepcional pode ter de 23 a 28 dias marcados corretamente para se fazer o uso. Contudo, a maioria das mulheres tem um intervalo de 7 dias. Quando houver o término desse período, elas iniciam na próxima semana uma nova cartela.

Por exemplo, se você esqueceu o medicamento do dia 11, não tem problema em continuar o tratamento no mesmo horário no dia 12. Contudo, será necessário que espere 4 dias antes de uma relação sexual. Para ter certeza de que ele lhe preservará, não tenha relações sem camisinha antes disso.

Posso engravidar?

A gravidez é uma consequência do uso indevido da pílula. Se você não tiver os cuidados necessários, haverá sim a possibilidade de engravidar. Por isso indicamos que preste atenção ao usá-la, tome corretamente, não pule nenhum dia e escolha sempre o mesmo horário.

Quando há o esquecimento de dois dias ou mais, é possível que você engravide na primeira relação. Por isso, o uso do preservativo é indispensável. Também converse com seu médico e peça orientações para evitar a gravidez. Existem outros métodos também bastante eficazes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?