DicasFree.com » Menstruação » Período fértil da mulher para engravidar

Período fértil da mulher para engravidar

Confira nesse artigo como calcular o período fértil feminino, veja como saber todos os meses aproximadamente em que época ele irá acontecer, os sintomas que apresenta e dicas de como ter mais chances de engravidar durante esse processo.

     

O ciclo menstrual da mulher pode ser regular ou irregular e por esse motivo o período fértil pode variar, ter mais ou menos dias, mas os ginecologistas fazem uma previsão de quando o sistema feminino está mais propício para gerar um feto.

Calculo o período Fértil

 Calculasse que o período fértil feminino está entre o 11° até o 17° dia após o primeiro dia da menstruação, sua duração é de aproximadamente 6 dias, mas pode variar dependendo do ciclo ovulatório que a mulher possui. Digamos que a menstruação desceu no dia 8, então contamos 11 dias após esse primeiro dia e a mulher entra em seu período fértil, nesse caso iria do dia 19 ao dia 25.

Como engravidar

A mulher que tem relações frequentes e sem proteção em seu período fértil, tem cerca de 25% a mais de chances de engravidar do que em outros dias.

 Para visualizar melhor esse período, é indicado que seja anotado em  todos os meses o primeiro dia da menstruação e que logo na frente seja colocada a soma dessa data com mais onze dias para que se tenha noção de quando estará mais propícia a engravidar.

 Esse método é muito indicado tanto em casos de pessoas que desejam muito ter filhos quanto nas que desejam evita-los. Quem se previne mais nesse período corre menos riscos de engravidar e quem deseja que isso aconteça, é necessário que as relações entre o casal aumente e que o estresse e o uso de métodos contraceptivos sejam evitados.

Para as mulheres que desejam engravidar é indicado que além de aumentar as relações durante todo o mês – principalmente em seu período fértil -, que faça um consumo maior de ácido fólico para garantir mais saúde a criança. Beber bastante líquido, ter uma vida com hábitos saudáveis e saber controlar o lado emocional é outro fator importantíssimo para que esse processo alcance o seu objetivo.

Existem alguns sintomas que podem ser identificados no período fértil, o que poderá ajudar a identificá-lo com mais facilidade, sendo os principais o aumento da temperatura corporal – deixando a mulher “mais quente” – e do corrimento natural da parte intima – sem cheiro, sem odor e sem cor.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?