DicasFree.com » Gravidez » Perigos do primeiro trimestre de gravidez

Perigos do primeiro trimestre de gravidez

O primeiro trimestre de gravidez, apesar de ser quase imperceptível á barriga é fundamental para o restante da gestação. Por isso, fique atento as dicas de cuidados expressas aqui.

     

1° trimestre da gestação

O primeiro trimestre da gestação sem sombra de dúvidas é o mais perigoso de todo o processo. Alguns médicos orientam que, antes de engravidar, a mulher tenha alguns cuidados para garantir que a formação do bebê seja excelente. Apesar de não haver aparente barriga, a gravidez no seu início definirá todo o desenvolvimento do feto.

Mesmo que não tenha descoberto sua  gravidez, a mulher está sujeita a todos os perigosos. Inicialmente, o consumo de bebidas alcoólicas, o cigarro e outras drogas podem causar o aborto espontâneo. No caso de gravidez de risco, o perigo triplica. Há alguns hormônios que cessam de se reproduzir, enquanto outros começam a fabricação.

A alimentação durante a gravidez é um dos pontos essenciais para a formação do feto no primeiro trimestre

Alimentação na gravidez (Foto: Divulgação)

Formação

A placenta também começa a tomar forma aos poucos, esses são alguns dos motivos pelos quais as grávidas tendem a ter náuseas e outros desconfortos. Embora pareça um longo tempo, um trimestre passa muito mais rápido do que imaginamos. Também é possível que seu bebê tenha qualquer tipo de mal formação durante esse período.

Perigos!!!

Roupas muito apertadas na região da barriga, medicamentos sem prescrição médica e muitos outros maus hábitos podem trazer a deformação ao corpo do bebê e algumas deficiências mentais. Se você descobriu recentemente que está grávida, todo cuidado é pouco, qualquer descuido pode ser fatal.

A carência de ácido fólico no organismo, pode vir a desenvolver doenças como a síndrome de down. É necessário que você faça ingestão de vários alimentos ricos nesse nutriente, bem como espinafre, feijão, cogumelos, cenoura, pêssegos e dentre outros. Também pode ocorrer problemas com o tubo neural da criança.

Cuidados com a mãe

A mãe também carece de cuidados, principalmente com a alimentação e o contato com drogas. A alimentação correta poderá lhe proteger de possíveis doenças desenvolvidas durante a gravidez. No caso de drogas, ficar próxima a fumaça de cigarros ou ter muito contato com o cheiro do álcool é altamente prejudicial.

Indicamos também, que a mesma tenha o cuidado de fazer atividades físicas ao menos 30 minutos diariamente. Essa prática trará mais conforto e uma grande facilidade na hora de voltar ao seu peso normal. A dieta durante a gestação é um fator muito importante e deve ser acompanhado por uma nutricionista.

Antes de mais nada, você precisa providenciar o pré-natal e começar a tomar os cuidados necessários assim que descobrir que está gestante. Considerando que o primeiro trimestre é o de maior perigo, se não cuidava de sua saúde, comece a cuidar. Mude seus hábitos e garanta uma gravidez saudável.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?