DicasFree.com » Beleza » Perigos do alisamento de cabelo

Perigos do alisamento de cabelo

O alisamento de cabelo, é um procedimento feito por todos os cabeleireiros do mundo. Se inserido o formol, esse tipo de prática pode se transformar num problema muito maior. Acompanhe o artigo e fique por dentro!

     

Alisamento de cabelo

Ficar com os cabelos lisos, é um desejo da maioria das mulheres atualmente. Algumas, ultrapassam os limites em prol da beleza e isso pode trazer danos para o resto de suas vidas. Primeiramente é importante saber que de maneira nenhuma, você deve utilizar produtos que contenham o famoso formol.

Depois disso, é indicado que não se aventure em qualquer salão de beleza. Muitas fórmulas dentro dos mesmos, podem ser alteradas e trazer sérios problemas de saúde. Geralmente não há como saber se há reversão da sua pele a qualquer produto, por isso, sempre procure profissionais especializados e de sua confiança.

Perigos

Nos EUA, há uma preocupação muito grande com o uso do formol. Recentemente, houve uma elevação das vistorias nos institutos de beleza, isso porque os casos com problemas relacionados ao formol, vinham crescendo absurdamente. A primeira grande malfeitoria do produto, é o câncer.

cabelos-alisamento

Embora pouca gente tenha esse conhecimento, o uso do formol pode fazer com que as células cancerígenas se desenvolvam rapidamente. Ele também pode causar queimaduras de segundo grau, dependendo do estado em que se encontrar o couro cabeludo. O couro também ficará avermelhado, como se estivesse sofrido agressão.

Além de tudo isso, você também terá que lidar com os desconfortos da coceira, descamação e queda de cabelo. Há pessoas que vão ainda mais longe, algumas se sentem enjoadas, vomitam constantemente, sentem dores de cabeça, lacrimejam os olhos, tossem, há dores na barriga, feridas, desmaios e consequentemente o câncer.

Quando o couro cabeludo é lavado em água, com o uso de um shampoo anti resíduo ou qualquer outro item que faça a limpeza, então suas mucosas se abrem. Depois de ocorrer tal ação, a substância baseada em formol é lançada contra o couro cabeludo e adentra essas mesmas mucosas. Isso faz com que o desconforto apareça instantaneamente.

O que acontece é que quando esse tipo de processo ocorre, faz com que suas defesas fiquem baixas e logo absorvam o “veneno” em forma de formol. Uma vez dentro da pele, o formol pode ser avassalador, levando até algumas pessoas a morte. Há muitos casos de pessoas que morreram depois de um alisamento.

Os procedimentos feitos a laser também podem apontar um perigo maior. Isso porque além de agredir o couro cabelo, ainda virá com uma espécie de fortalecimento através dos lasers. Não é nada indicado que esse procedimento seja feito em salões de beleza, devido seu alto risco de morte.

Quem pode usar?

O alisamento de cabelo, é algo que pode trazer muitas complicações. Contudo, não existe problema comprovado, desde que não haja o uso do formol. Gestantes são as únicas exceções. Isso porque os cosméticos contêm outras substâncias que podem ser prejudiciais ao bebê. Crianças abaixo de 14 anos, também não podem fazer uso do produto.

Qualquer mulher, com a faixa etária permitida pode fazer o alisamento de cabelo. Ele é um forte controlador de cachos e também ótimo para abaixar o volume. Não é contra recomendado, a não ser nos casos citados acima. Também é interessante que você não tenha feito o mesmo procedimento com outros produtos.

Quando um determinado produto, contendo uma espécie de substância, se encontra com outro que pode conter uma substância repelente. Isso fará com que seu cabelo fique “emborrachado”, as reversões nesses casos são feitas a partir de longos meses, com o tratamento correto. Por isso, sempre procure cabeleireiros de sua confiança.

O que é o formol?

O formol é uma derivação de um gás, após alguns procedimentos, ele é extraído e transformado em uma substância líquida. Se produz formol anualmente, em grandes escalas. Primeiramente era usado apenas para fazer a conservação de alguns produtos na linha de cosméticos e corpos humanos em funerárias.

O que não esperávamos era que os cabeleireiros usassem essa mesmo fórmula com finalidade de alisamento. A partir desse momento então, foi que surgiram os problemas relacionados a saúde. A derivação do produto, deve ser algo usado com o máximo de cuidado possível. A venda do produto foi proibida no ano de 2009.

Os únicos estabelecimentos que podem usá-lo são as funerárias e as universidades (caso estejam em pesquisas). Se houver comprovação de que há desvio de formol por parte de qualquer indivíduo, o mesmo responderá em processo e até poderá cumprir pena em regime fechado. 15 anos é o período de reclusão para quem for pego.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?