DicasFree.com » Estudos » Passo a passo para inscrição do Enem

Passo a passo para inscrição do Enem

O período para os candidatos que desejam se inscrever no Enem começou essa semana. Se você pretende fazer o Enem deve ficar atento aos prazos e procedimentos. Acesse o nosso artigo e obtenha todas as informações que precisa.

     

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada anualmente para avaliar a qualidade da educação nas escolas que ofertam o Ensino Médio. O resultado individual de cada aluno serve também para o ingresso em instituições de ensino superior privadas e federais.

As inscrições para o exame abriram nesta segunda-feira, dia 25 de maio, e o prazo se estende até o dia 6 de junho. Os candidatos que se declararem com baixa renda podem pedir isenção da taxa de inscrição, bem como os alunos de escola pública que estão cursando o terceiro ano.

Como medida cautelar para que o número de abstenções fosse menor que no ano passado o MEC (Ministério da Educação) aumentou o preço da taxa de inscrição que até então era R$ 35,00 e passou a ser de R$ 63,00. Já os que receberem isenção e não comparecerem no dia das provas terá o recurso negado no ano seguinte.

Fazendo a inscrição

Para realizar sua inscrição no Enem o candidato precisa ter em mãos alguns documentos oficiais, como o RG e o número do CPF, bem como um endereço pessoal de e-mail. Acesse o portal do Enem e clique no link “Inscrição 2015”, por meio do qual você iniciará o seu processo informando o CPF e a data de nascimento.

Inscrições Enem.
(Foto: Reprodução)

Lembrando que, neste ano, um mesmo endereço de e-mail não pode ser usado para mais de uma inscrição. É necessário também um número de telefone fixo ou celular.

Situações e atendimentos

Condições especiais

Candidatos que tenham problemas de vista, como baixa visão, cegueira ou visão monocular, deficiência física, auditiva ou intelectual, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou alguma outra condição especial podem e devem pedir atendimento especializado para a realização das provas. Para isso, é necessário preencher o campo específico do formulário durante a inscrição informando qual tipo de atendimento necessita.

Gestantes, lactantes, idosos, alunos de classe hospitalar e sabatistas também têm direito a receber um atendimento específico a sua condição, devendo também informá-la durante o ato de inscrição.

Nome social

Com o intuito de melhorar o atendimento e evitar enganos, para a inscrição de travestis e transexuais que preferem serem identificados pelo nome social haverá alterações. A indicação é que esses candidatos façam a inscrição normalmente no prazo estabelecido e, posteriormente, entre os dias 15 e 26 de junho, encaminhem por meio do sistema do participante uma cópia do documento de identificação, uma foto recente e um formulário que está disponível na página do exame preenchido.

Confirmação da inscrição

Para saber se a sua inscrição foi confirmada acesse a página do participante presente no portal do Inep e verifique como a informação aparece na tela, se a sua inscrição estiver homologada você pode gerar o cartão de confirmação após o pagamento da taxa, caso contrário refaça as etapas da inscrição, pois algo pode ter sido realizado incorretamente.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?