DicasFree.com » Variados » PASSIVO CONTABILIDADE

PASSIVO CONTABILIDADE

Este artigo possui informações sobre PASSIVO CONTABILIDADE, existem alguns conceitos de passivo na contabilidade, cada um por sua vez tendo uma finalidade contábil, definição de passivo na contabilidade.

     

Contabilidade-
É a ciência que controla e estuda o patrimônio, tendo como objetivo representá-lo graficamente, evidenciando as suas variações, estabelecendo algumas normas para sua análise, interpretação e auditagem. Ainda servindo como instrumento básico para a tomada de inúmeras decisões de todos os setores que estejam envolvidos direta ou indiretamente em uma empresa.

Tipos de contabilidade:

  • Contabilidade Civil
  • Contabilidade Pública
  • Contabilidade Privada

Principal equação da contabilidade: Ativo = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido;

Definição de Passivo na Contabilidade:
Passivo em relação a contabilidade tem como significado a soma dos saldos credores de diversas contas, onde as mesmas podem estar anotadas ao lado do ativo, o passivo na contabilidade corresponde basicamente ao saldo das obrigações devidas a terceiros.

Existem alguns conceitos de passivo na contabilidade, cada um por sua vez tendo uma finalidade contábil, logo abaixo estão sitados os tipos de passivos existentes na contabilidade.

Passivo a Descoberto na Contabilidade-
É quando o total de ativos (direitos & bens) da empresa é menor do que o total de passivo exigível (é o mesmo que obrigações).

Passivo Exigível-
São as obrigações e os deveres financeiros para com terceiros. As contas do passivo exigível na contabilidade têm saldos credores.

Passivo Circulante na Contabilidade-
Exigibilidades ou obrigações que deverão ser pagas (quitadas) no decorrer do exercício seguinte; contas a pagar, duplicatas a pagar, títulos a pagar, imposto de renda a pagar, empréstimos bancários, salários a pagar.

Passivo Não Circulante-
São obrigações da entidade ou seja da empresa, inclusive financiamentos para aquisição (aquisição de propriedades, compras e outros) de direitos do ativo não-circulante.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?