DicasFree.com » Animais » Pássaros em extinção no Brasil

Pássaros em extinção no Brasil

A extinção de aves no Brasil é um problema que vem se agravando com o tempo. Se você também deseja saber mais sobre essa condição da fauna brasileira, confira este artigo.

     

Pássaros em extinção

É verdade que o Brasil é um país riquíssimo em plantas e animais, sua beleza é única e as cores dos bichos não se igualam. Mas o que muitos brasileiros não sabem, é que esse tipo de riqueza está se esvaindo e a caça acabando pouco a pouco com a nossa fauna e flora.

A extinção no Brasil, principalmente das aves, já chega a um número referente de 100 espécies. A lista é divulgada pelo Ibama, o órgão nacional que tem o dever de cuidar das nossas matas. Com a revolução industrial e cada vez menos espaço para esses pequenos voadores, a sobrevivência ficou dificultosa.

Com a poluição do ar e os problemas naturais, o espaço para agregar essas aves foi ficando pequeno, até que muitas delas resolveram voar para a cidade ou qualquer outro lugar que pudessem ser menos afetadas, mas essas acabam morrendo devido aos problemas da “cidade grande”.

Existem algumas espécies de aves que são mais comuns e estão em perigo atualmente no Brasil, nós listaremos algumas delas abaixo:

Arara Azul - Não é novidade que a Arara Azul é uma das aves que mais corre risco atualmente no Brasil. Ela é uma das mais famosas e já estava destinada a sua extinção desde o ano de 1992. O problema está na caça, muitos a fazem para venda da plumagem no exterior.

Arara Vermelha - A arara vermelha é encontrada pelos arredores do Panamá, Brasil e Argentina. Come frutas e sementes, sua extinção está ocorrendo devido a caça para vender suas penas. É um dos tipos de aves mais bonitas de todo o Brasil. Muito cobiçada pelos estrangeiros.

Araponga - Com existência também no Paraguai, a Araponga faz a produção de um som bem parecido com um martelo batendo em uma bigorna. Ficou conhecida nacionalmente devido a seu som e está em extinção por causa da caça. Também é cultivada em gaiolas por colecionadores.

Curió - O curió é uma espécie de ave passeriforme. É muito conhecida por outros nomes como avinhado, bicudo, papa-arroz e peito-roxo. Geralmente são mais encontrados em matas e florestas subtropicais de baixa altitude. Sua medida é de apenas 15 centímetros.

Galo da Campina - O galo da campina é também chamado de cardeal do nordeste. É uma ave de cerca de 17 centímetros que está ameaçada por ser uma das mais belas, é vendida como objeto de coleção. Só se movimenta em bandos e o local em que mais se vê suas movimentações é na caatinga.

Tiê Sangue - Vendido devido a sua beleza esplendorosa o Tiê Sangue é conhecido por esse nome devido a sua cor. Um vermelho intenso com bico preto. Sua fêmea apresenta cores diferentes, mas é igualmente bonita. Tiê veio da língua tupi e significa “pelugem vermelha”.

Aves em extinção no Brasil.

Aves em extinção (Foto: Reprodução)
FONTES:
http://imagensdainternetfotos.blogspot.com.br/2012/12/araras-azuis-colecao-de-fotos.html
http://animais.culturamix.com/informacoes/aves/arara-vermelha-grande
http://www.projetoentreserras.com.br/2012/08/a-fauna-da-floresta-atlantica.html
http://desdobramentos.guiadaloteria.com.br/?origem=hotmart&utm_source=hotmart&utm_medium=site&utm_campaign=afiliados
http://avesemaisaves.blogspot.com.br/
http://photographyfotografia.blogspot.com.br/2012/06/tie-sangue.html

Para que essas aves tenham a chance de continuar com vida, o que deve ser feito é a conscientização de todos aqueles que desmatam, agridem o meio ambiente e tiram a vida desses pequenos seres. Cuidar da natureza e do que nela habita, é o nosso dever como morador do planeta Terra.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?