DicasFree.com » Mulher » Parei de tomar anticoncepcional. Em quanto tempo posso engravidar?

Parei de tomar anticoncepcional. Em quanto tempo posso engravidar?

Você parou de tomar pílula para engravidar mais ainda tem dúvidas sobre esse processo? Confira neste artigo algumas informações importantes que irão esclarecer dúvidas que possui sobre o assunto. Acompanhe!

     

A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado pelas mulheres. Não atoa, apesar de significar um imenso avanço científico, essas pílulas também fizeram parte do processo de conquista de direitos das mulheres, da legitimação do controle e o querer sobre o próprio corpo e da escolha própria na concepção.

Além de facilitar o controle de natalidade, as pílulas anticoncepcionais quando tomadas da maneira correta, podem até mesmo ajudar na prevenção de problemas como endometriose, câncer nos ovários, no útero e outros problemas como a gravidez ectópica. Mas então, como o anticoncepcional age na fertilidade da mulher?

Antes de mais nada, é bom deixar claro que o texto abaixo é apenas de caráter informativo. O Dicas Free recomenda sempre a consulta com um médico da área para esclarecer dúvidas de forma segura.

Parei de tomar e quero engravidar. E agora?

O anticoncepcional não corta a fertilidade da mulher (foto: reprodução)

O anticoncepcional não corta a fertilidade da mulher (Foto: Reprodução)

Não existem evidências de que as pílulas anticoncepcionais interfiram na fertilidade da mulher após cessar o consumo das mesmas. Na verdade, o que muito se fala entre os ginecologistas é que o uso dessas pílulas pode não só proteger, mas até melhorar a fertilidade da mulher em alguns casos.

O mais recomendado a fazer para quem deseja engravidar é, obviamente, parar de tomar a pílula. Mas não deve parar no meio da cartela, deve-se esperar até o último comprimido para só então parar de tomar a pílula. Mesmo  se você utilize a cartela de anticoncepcional sem pausas, o  recomendado é esperar a cartela terminar.

Depois disso, nada de ficar tentando engravidar na primeira tentativa. Os especialistas recomendam que se espere até o fim da próxima menstruação sem o uso do anticoncepcional para começar a tentar. O motivo para isso é mais para um controle hormonal e psicológico, tendo em vista que as chances realmente são maiores depois a primeira menstruação sem a pílula.

Caso você tente mesmo assim e consiga engravidar, não entre em pânico. Isso não fará nenhum mal ao bebê, muito menos a você. Porém, tente não se desesperar caso a gravidez não aconteça.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?