DicasFree.com » Variados » Para que serve a grade que fica atrás da geladeira

Para que serve a grade que fica atrás da geladeira

Quem nunca colocou uma roupa úmida atrás da geladeira para que ela secasse mais rápido? Descubra neste artigo para que a grade que fica atrás da geladeira serve e se procedimentos como este são aceitáveis

     

A “grade atrás da geladeira” como é normalmente referenciada não é na verdade uma simples grade, mas sim um trocador de calor. Assim como o ar-condicionado, a geladeira funciona se utilizando de propriedades termodinâmicas típicas de gases como o freon 5, freon 10 e SUVA.

Embaixo da geladeira existe um motor responsável por comprimir o gás e o compelir até uma válvula que o expandirá. Assim, quando o gás se estender ele resfriará, provocando consequentemente o resfriamento interno da geladeira.

No entanto, quando o gás é comprimido e empurrado para a válvuva ele provocará aquecimento no aparelho. Assim, os engenheiros criaram a grade para que ela fosse o radiador externo que conduzirá o gás quente para ser resfriado e, posteriormente esfriado mais ainda pela válvula expansora.

Esse trocador de calor que fica atrás da geladeira tem muita importância no funcionamento correto da mesma, uma vez que possui peças fundamentais para o seu desempenho. As peças que se situam atrás da geladeira são as seguintes:

Compressor: responsável por elevar a pressão atmosférica, podendo chegar a temperaturas de cerca de 41° C.

Condensador: tem como sua atividade substancial a locomoção do gás, propiciando o mesmo ao processo de liquefação e passagem pelo tubo capilar.

Tubo capilar: quando o gás chega neste local sua temperatura e pressão caem de forma significativa, fazendo com que ele vá para o evaporador.

Evaporador: neste local o gás finalmente volta ao seu estado gasoso, pois recebe o calor de todos os alimentos que estão dentro da geladeira. Ele retira a temperatura quente do ambiente e começa a produzir o frio da geladeira.

Dicas importantes

– Não deixe sua geladeira próxima ao micro-ondas, fogão ou qualquer outro aparelho que emita calor, pois podem prejudicar o funcionamento da mesma, uma vez que o motor terá que trabalhar mais que o normal, gastando mais energia e ficando susceptível a estragar pela força exacerbada.

– Não coloque alimentos que estejam quentes dentro da geladeira, como panelas de comidas que foram feitas recentemente, pois além de estragar o aparelho a sua comida que demorará mais tempo para resfriar estará exposta ao possível ataque de micro-organismos.

– Guardar ovos na porta da geladeira é ruim por dois motivos: primeiro, o abre e fecha constante fica sacudindo os ovos continuamente, podendo fazer com que eles estraguem devido a este movimento frequente; em segundo, temos a temperatura do compartimento, a qual não é ideal para se guardar os ovos, o mais indicado é que se coloque na primeira prateleira, onde estão mais perto do congelador.
– Colocar tecidos sobre a parte de trás da geladeira, como roupas, toalhas e panos, faz com que a troca de calor que a peça deveria estar fazendo seja mais lenta, implicando em um sistema que trabalha com mais esforço e pouca eficiência.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?