DicasFree.com » Arte » Os Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodíaco é uma importante série de anime japonês que marcou presença na televisão brasileira. Confira mais sobre os cavaleiros aqui no dicas free!

     

Quem foi criança no final dos anos 80 e início dos anos 90 sabe como foi assistir Os Cavaleiros do Zodíaco (ou Saint Seiya, no original) na extinta TV Manchete. Trata-se de uma série de anime japonês baseada no mangá Saint Seiya de Masami Kurumada publicada de 1986 a 1991, fora as novas publicações.

A história se baseia nas aventuras de 5 guerreiros possuintes de armaduras que representam diversas constelações da via láctea. O objetivo dos guerreiros (ou cavaleiros, ou saints) era o de proteger a deus Atena contra outros deuses do Olimpo e cavaleiros que os servem na tentativa de dominar a Terra.

Repercussão do Anime

Saint Seiya teve uma grande repercussão e aceitação do público em terras nipônicas, o que lhe rendeu a oportunidade de ser traduzido e exibido em outros países. Sua primeira estréia estrangeira foi na França, com o nome de Les Chevaliers du Zodiaque, e mais tarde, traduzido para o português com imensa aceitação de público nos países lusófonos como Portugal e Brasil.

Logo oficial nos países lusófonos

Logo oficial nos países lusófonos

O anime também foi traduzido para o espanhol e teve enorme aceitação não só na Espanha mas também nos países latino americanos em geral. Também foi sucesso em outros países europeus e asiáticos, principalmente nas proximidades do Japão.

Apesar de tudo, o anime curiosamente só foi traduzido para o idioma inglês em 2003. Os Cavaleiros do Zodíaco colecionam uma série de jogos baseados no anime e no mangá, além de 4 filmes e 3 ovas.

Enredo

O protagonista da história é Seiya, um jovem órfão que é forçado a treinar no santuário grego, tendo a vestimenta de pégaso para ser um dos protetores de Atena. Quando o treinamento termina, Seiya retorna ao Japão para encontrar sua irmã mais velha e é abordado por Saori Kido, que o propõe que participe do torneio de órfãos treinados. O torneio teria como recompensa a armadura de ouro de sagitário.

Esse torneio é interrompido por Ikki de Fênix, que procurava vingança aos que lhe obrigaram a seguir o duro treinamento. Rouba a armadura de ouro e enfrenta os cavaleiros de bronze Seiya, Shun, Shiryu e Hyoga. Depois de derrotado, o enredo se foca no Grane Mestre, que envia cavaleiros de prata para derrota-los. Nesse contexto, é sabido que Saori é a reencarnação de Atena e que o Grande Mestre tramava mata-la.

Na segunda saga, chamada de saga de Poseidon, o deus grego dos mares reencarna em Julian Solo, tramando alagar todo o planeta. Aprisiona Atena e os cavaleiros vão ao seu encontro para salvar a deusa e impedir os planos de Poseidon.

A terceira saga, conhecida como Saga de Hades, o deus do submundo grego desperta e revive os cavaleiros de ouro mortos e os envia contra Atena. Encurralada e sem opções, Saori comete suicídio para ter acesso ao submundo e enfrentar Hades. Os cavaleiros de bronze, com a armadura da Atena em mãos, vão ao submundo também para entrega-la a Atena e impedir os panos de Hades.

A última saga conhecida como Next Dimension, Shun e Saori buscam retirar a maldição imposta a Seiya por Hades. Após algumas viagens, descobrem que o único que poderia ajuda-los era Cronos, o deus do tempo. O deus oferece um trato e engana Atena e Shun, transformando-a em criança e separando-a do cavaleiro de andrômeda.

No Brasil

O anime foi exibido no Brasil pela Rede Manchete de 1994 a 1997, logo depois reprisado pelo Cartoon Network em meados de 2003 e pela Band em 2004. Em 2010, a mesma empresa de televisão aberta Bandeirantes exibiu a saga de Hades de forma inédita no país.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?