DicasFree.com » Música » Origem dos nomes das notas musicais

Origem dos nomes das notas musicais

Nesse texto veremos como surgiram as notas musicais e como ela se originou durante a sua criação.

     

A origem das notas musicais se deu por volta do século XI, pelo músico Guido D’arezzo, em homenagem a o maestro italiano João Batista, que retirou as siglas do hino cantadado ao seu homenageado.

Ao total, seis sílabas foram retiradas do hino, sendo elas:

*Ut queant laxis,

* Resonare fibris,nota musical

* Mira gestorum,

* Famuli tuorum,

* Solve polluti,

* Labii reatum.

O verso do hino dizia: “Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros.”

Após um pequeno período o Ut foi substituído por . Logo em seguida, um músico italiano introduziu a sílaba Si para dar mais melodia ao toque dos instrumentos. A sílaba Sol, foi a última a ser introduzida na classe de ordem de origem de notas musicais – mas foi chamada de So para facilitar encurtar e uniformizar a seleção.

As sílabas originais ut, re, mi, fa, sol e la eram consideradas as como vozes, mas não correspondiam as alturas absolutas de algumas escalas exigidas.

As notas musicais fazem um importante papel para a música de todo o mundo, para todos os instrumentos, ritmos, letras e arranjos.

Após a invenção das primeiras colocações musicais e com o avanço da tecnologia que o mundo moderno proporciona, o meio musical é um dos ramos mais procurados para seguir carreira profissional e um sonho na vida de muitas pessoas.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?