DicasFree.com » Escolar » Orientações curriculares para o ensino médio

Orientações curriculares para o ensino médio

Você encontrar nesse texto , as orientações curriculares para as sérias do ensino médio. Entre e confira !

     

O sistema educacional brasileiro dispõe de diretrizes básicas que norteiam o exercício pedagógico dentro da sala de aula, especificando o que é permitido e o que é ilegal, abrindo novos horizontes, possibilidades, caminhos e estratégias, como também abrangendo atualizações para melhor ambientar a realidade brasileira com os recursos disponíveis.

Ministério da Educação

Ministério da Educação

Com base nas diretrizes básicas da educação, toda instituição de ensino, seja ela particular ou pública, deve elaborar um Projeto Político Pedagógico ( também conhecido apenas como P.P.P.) para o exercício educacional. Esse documento dispõe de todo planejamento anual da instituição, seus projetos fixos ou pré configurados, orientações quanto a utilização dos recursos oferecidos na instituição, conteúdo programático, estratégias pedagógicas, entre outras.

O P.P.P. orienta e serve como base para os professores e demais funcionários da instituição trabalharem da melhor forma possível. Porém, para a elaboração desse documento, o Mec disponibiliza orientações curriculares para os diferentes níveis, como o nível médio, por exemplo.

Orientações Curriculares

As novas orientações curriculares disponibilizadas pelo Ministério da Educação abrangem novas problemáticas e estendem-se para novos horizontes. Dessa vez, o Mec tentou se adaptar ainda mais a realidade brasileira em muitos aspectos. No que corresponde ao aprendizado da língua, as orientações são da aplicação da Língua Portuguesa, da língua materna (no caso de escolas em regiões indígenas) e de pelo menos uma língua estrangeira.

As artes cênicas, visuais e musicais também tiveram seu papel inserido na grade curricular dos alunos. O desenvolvimento artístico dos alunos está sendo levado cada vez mais a sério devido a importância no desenvolvimento intelectual e humano do aluno no processo escolar.

Além disso, questões como a flexibilidade de horários para o ensino médio também fazem parte das orientações. O sentido é adequar as cargas horárias de acordo com a disponibilidade e especificidades da região onde a escola está inserida. Adequando os horários corretamente, é possível ter maiores aproveitamentos educacionais.

As orientações curriculares para linguagens, códigos e suas tecnologias e também para ciências da natureza, matemática e suas tecnologias podem ser visualizadas no Portal do Mec, clicando aqui e aqui.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?