DicasFree.com » Biologia » Órgãos corpo humano

Órgãos corpo humano

Os órgãos do corpo humano dependem uns dos outros para promoverem funcionamento correto de todo o organismo, desde o cérebro, coração e sangue aos ossos que compõem os membros inferiores e superiores.

     

O corpo humano é constituído por diferentes partes que juntas promovem o bom funcionamento de todo o organismo. Cada fração componente do corpo possui responsabilidades por uma atividade, desde a absorção de nutrientes, movimentação dos músculos, defesa contra doenças e infecções, ou por simplesmente por manter a temperatura ideal da pele. Os órgãos são parte fundamental da funcionalidade do organismo, e essa importância se dá justamente por causa do objetivo que possuem.

Os órgãos são distintos, mas somente podem trabalhar corretamente se todos estiverem em harmonia, ou seja, são totalmente dependentes uns dos outros. Por ser muito bem estruturado, o corpo humano é rico em detalhes, cada minúscula parte compõe todo um sistema, no total existem 14 sistemas no corpo humano, divididos de acordo com a funcionalidade de cada órgão que os formam.

Abaixo os principais órgãos do corpo humano:

órgão

Baço Humano

  • Baço - órgão linfóide está localizado abaixo do diafragma, chega a pesar aproximadamente 200g e 12 cm de comprimento, com formato ovóide alongado. Sua função é influir na composição do sangue e fazer o controle da quantidade do mesmo nas veias e artérias. Essa atividade está relacionada diretamente com o aparelho circulatório.
órgão

Bexiga Humana

  • Bexiga Urinária - bolsa de parede elástica repleta de musculatura lisa, constituída por três túnicas – conjuntiva, mucosa e muscular. Sua atividade é acumular a urina produzida nos rins, que chega até o órgão através de dois ureteres e logo é eliminada pelo tubo uretra. Esta relacionada com o sistema urinário.
órgão

Célula Humana

  • Células - são os menores componentes do corpo humano, constituídas de membrana celular semipermeável e seletiva capaz de transportar materiais ativa ou passivamente, como o transporte de glicose. Dentro das células ocorrem todas as reações metabólicas do organismo.
órgão

Cérebro Humano

  • Cérebro - massa de tecido cinza róseo sobressalente que faz parte do encéfalo, chega a pesar em média 1,3 kg. É composto por cerca de 100 bilhões de células nervosas conexas responsáveis pelo comando de todas as funções mentais, ou seja é o centro de controle do sono, da fome, dos movimentos, entre outras atividades vitais essenciais para sobrevivência.
órgão

Coração Humano

  • Coração - órgão musculoso oco, possui fibras estriadas e é revestido externamente pelo pericárdio, seu tamanho estimado é semelhante ao tamanho de um punho fechado com comprimento médio de 12 cm e peso de 400 g. Funciona como uma bomba que ao receber sangue das veias o impulsiona para as artérias. Também é parte fundamental do sistema circulatório.
órgão

Esqueleto Humano

  • Esqueleto - consiste em inúmeras peças ósseas articuladas e cartilaginosas, que formam um sistema de alavancas as quais se movimentam sob a ação dos músculos. Além de agir na sustentação corporal também tem a função de reservar sais minerais como o cálcio e fósforo, substâncias fundamentais para o funcionamento das células.
órgão

Estômago Humano

  • Estômago - bolsa de parede musculosa fica localizada abaixo do abdome no lado esquerdo, por ser um órgão muscular liga o intestino delgado ao esôfago. Sua principal atividade é decompor os alimentos ingeridos, sua estrutura ainda permite guardar uma quantidade de um litro e meio de comida.
órgão

Fígado Humano

  • Fígado - maior órgão interno é ainda um dos mais importantes pois possui inúmeras funções – armazena ferro e certas vitaminas, destrói hemácias anormais, remove moléculas de glicose no sangue, sintetiza várias proteínas presentes no sangue e é capaz de degradar álcool e outras substâncias tóxicas do organismo.
órgão

Intestino Humano

  • Intestino Delgado – tubo com cerca de 6m de comprimento é dividido em três partes – duodeno, jejuno e íleo que juntos fazem parte importante do processo de digestão, outra função destaque é fazer a absorção de grande parte dos nutrientes.
órgão

Laringe Humano

  • Laringe - uma câmara oca onde os sons emitidos como a voz é produzida, este um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas se encontra na parte superior da traqueia. Todos os sons produzidos são modificados pela ação de outras partes do corpo, a boca, a faringe, do nariz e também da língua, permitindo a articulação de palavras.
órgão

Pâncreas Humano

  • Pâncreas - glândula digestiva de secreção interna e externa, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, tem a função de secretar enzimas digestivas e s hormônios insulina que evitam o surgimento da doença do diabetes.
órgão

Pulmão Humano

  • Pulmão - órgão esponjoso com tamanho aproximado de 25 cm e 700 g de peso, situado na cavidade torácica. Sua função é executar a respiração e abastecer o sangue de oxigênio, além disso, também retiram o dióxido de carbono e vapor de água do sangue eliminando-os do corpo através da expiração.
órgão

Rim Humano

  • Rins - situam-se na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, existem dois um de cada lado da coluna vertebral. Além da função excretora, também filtram o sangue, removendo sais, substâncias e resíduos nitrogenados produzidos pelas células que estejam em excesso.
órgão

Traqueia Humana

  • Traqueia – tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro que faz parte do aparelho respiratório situado propriamente no pescoço, se estendendo à laringe e aos brônquios. Na região superior se bifurca, dando origem aos brônquios, dois tubos curtos, capazes de conduzir ar aos pulmões.
órgão

Vesícula Humana

  • Vesícula Biliar - saco membranoso que serve como reservatório alongado situado na face inferior do fígado. Acumula a bile no intervalo das digestões produzida pelo fígado, e suas paredes musculares absorvem grande parte de água mantendo recolhida até que a digestão se inicie.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?