DicasFree.com » Variados » Onde foi inventado o papel

Onde foi inventado o papel

A fabricação do papel foi mantida em sigilo pelos seus criadores, os chineses, por cerca de 600 anos, mas ao sofrerem ataques e alguns cidadãos foram aprisionados, logo se deu a expansão da arte de fabricar papel, desde então o mundo conhecesse um dos mais preciosos e viáveis materiais de escrita.

     

O papel é um dos materiais mais utilizados para a comunicação e armazenamento de diferentes documentos, independente da disposição de outros meios atuais e tecnológicos. Essa importância do papel vem de muitos anos, de acordo com pesquisadores a data provável de sua invenção é do ano 105 A. C.

Palavra originária do latim “papyrus”, o papel porém foi inventado bem longe dessa cultura. Indícios indicam que o papel semelhante ao modelo utilizado nos dias atuais, foi feito pela primeira vez pelos chineses, que iniciaram a produção a partir de um papel de seda branco próprio para escrita e para a pintura.

A técnica de produção de papel foi mantido em segredo pelos chineses, por cerca de 600 anos.

Escavações em torno da cidade de Hulam, na China provam essa teoria, e o inventor mais provável foi Ts’ai Lun, um funcionário e alto escalão da corte do imperador Chien-Ch’u, da dinastia Han. O feito se dava com a utilização de polpação de redes de pesca e de trapos e logo em seguida eram utilizados vegetais. Durante cerca de 600 anos essa técnica foi mantida em segredo pelos chineses.

Com a captura de artesãos chineses por árabes, a técnica acabou se disseminando, os prisioneiros trocaram a arte de fabricar papel pela a própria liberdade, isso fez com com que muitos povos conhecessem a fabricação de papel, contribuindo principalmente para a expansão muçulmana, que chegaram a instalar o primeiro moinho papeleiro da Europa.

De forma lentamente outros países começaram a estabelecer suas manufaturas nacionais, até inventaram uma máquina que permitia desfazer trapos desintegrando-os até o estado de fibra para transformar o papel. As tecnologias foram se aprimorando até chegar ao estágio de aperfeiçoamento dos dias atuais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?