DicasFree.com » Viagem » Onde fica o aeroporto Santos Dumont

Onde fica o aeroporto Santos Dumont

O aeroporto Santos Dumont localiza-se na região do Calabouço, Praça Salgado Filho no Rio de Janeiro e foi o primeiro aeroporto civil do país.

     

Aeroporto Santos Dumont.

Na década de 30, o Rio de Janeiro era uma cidade essencialmente importante para a economia e política do país. Isso porque além de gerar grandes riquezas, o Rio de Janeiro era Distrito Federal do Brasil e estava acompanhando o crescimento e andar do cenário mundial. Isso fez do Rio um lugar de emanação pulsante de conhecimento e influência por muito tempo.

Com o andar da economia mundial, os encontros políticos e empresariais tornavam-se maiores e mais urgentes, negócios e tratados entre países estavam sendo feitos com mais intensidade. A febre dos aviões comerciais estimulou o mundo e colocou as nações num leque de maior possibilidades em menos tempo possível.

Contrariamente ao início do século passado, os aviões exerceram muita força sobre a forma de comunicação e transporte. Agora, todos os países precisavam de seus hangares e aeroportos para facilitar o intercâmbio de negócios e idéias. O Rio de Janeiro não tinha aeroporto civil para esse grande porte. Os hidroaviões utilização áreas do exército brasileiro e não tinham grande capacidade operacional para voos comerciais. A importância desse meio de transporte tão difundido no mundo e a necessidade do Distrito Federal se comunicar com o cenário mundia e entre estados fez com que se pensasse na construção de um aeroporto civil.

As regiões dispostas a construção de um aeroporto eram a  região do Calabouço e a região do Manguinho na cidade. Por vários motivos dispostos, a região do Calabouço foi considerada a mais propícia a construção e nela deu-se início em 1933. Como um projeto de obra de grandes proporções, a prefeitura do Rio de Janeiro doou as terras para a construção e mais alguns recursos.

Mesmo com a construção em andamento, os voos que ali pousavam e decolavam continuaram sem interrupções. A região do Calabouço já era antes um importa local de chegada e partida do Rio de Janeiro e assim continuou durante e após a obra. Quando a pista principal alcançou 700 metros e a edificação do aeroporto fora construída, foi inaugurado homenageando o patrono na aviação, Santos Dumont em 1936, com o nome de Aeroporto Santos Dumont.

Localizado na Praça Senador Salgado Filho s/n° Centro, cidade do Rio de Janeiro – RJ, Brasil, o aeroporto Santos Dumont foi o primeiro aeroporto de caráter civil do Brasil e o principal meio de entrada no Rio de Janeiro. Hoje, a edificação representa a sexta mais movimentada do país e está em ampliação e adequação para os projetos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?