DicasFree.com » Cidade » Onde fica Istambul

Onde fica Istambul

Istambul é uma das cidades mais icônicas na história europeia e ocidental e até hoje mantém imensa importância em vários aspectos econômicos, culturais e políticos. Clique e saiba um pouco mais sobre Istambul.

     

Istambul é uma das cidades mais importantes da história. Isso porque, graças a essa cidade, muito eventos que mudaram o mundo aconteceram e tomaram diferentes rumos. A conversação entre culturas diferentes a convivência entre elas em um único espaço viu-se como forma possível de relação humana, algo que seria visto mais tarde nas colônias ibéricas.

Podemos iniciar falando a da importância dessa cidade na divisão do império romano e na continuidade do mesmo. A fim de controlar as rotas comerciais entre o ocidente e o oriente, além de não ter mais de pagar impostos para os turcos otomanos, os romanos invadem a cidade, dando-lhe o nome de  Constantinopla, local que funcionaria como uma segunda sede do império.

Hagia Sophia

Hagia Sophia

As contantes invasões germânicas em Roma acabaram por ruir com o império que teve sua continuidade em Constantinopla, agora como sede política oficial. Por estar localizada exatamente entre a Europa e a Ásia, Bizâncio – como também era chamada – recebeu influências diretas de várias culturas orientais. Esse sincretismo resultou numa sociedade amplamente plural e pode ser visto ainda hoje na arquitetura e nos diferentes povos que juntos convivem por lá.

Os reflexos disso também resultariam na religiosidade. A sede religiosa ainda se localizava em Roma, porém, a igreja católica sofreu um cisma, onde ficou denominada Igreja Católica Ortodoxa no Oriente e em Roma e Ocidente continuaria Igreja Católica Apostólica Romana. Essa divisão sobrevive até hoje e famosa Hagia Sophia serviu de prédio sede da igreja ortodoxa, apesar de atualmente estar secularizada em um museu.

O império romano caíra de vez quando Bizâncio é tomada pelos turcos otomanos – que curiosamente destruíram as gigantescas muralhas utilizando-se de um enorme canhão, até hoje considerado o maior canhão do mundo. A partir daí, a cidade tomaria novos rumos, porém sem perder a cultura plural em seu interior.

Hoje, Istambul ainda é um dos maiores centros comerciais do mundo e é com certeza a cidade mais importante e mais populosa da Turquia, apesar de não ser a capital do país. Com cerca de 13 milhões de habitantes, Istambul é a quinta cidade mais populosa do mundo, ficando na frente de São Paulo nos rankings mais atualizados.

A cidade é um ponto turístico por excelência, seja político, comercial, cultural ou por âmbito de curiosidade. É de extrema importância para aqueles que desejam entender a história ocidental conhecer Istambul e se deixar levar pela cultura sincrética  forte e a imensa variedade de sabores, aromas, costumes, arquitetura e muito mais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?