DicasFree.com » Escolar » Olimpíadas de matemática 2013

Olimpíadas de matemática 2013

A Olimpíada de Matemática serve para promover as disciplinas, o ensino e também dá a chance para que os alunos demonstrem seu talento diante os estudos. Veja seus detalhes e datas

     

Com a parceria da Sociedade Brasileira de Matemática, juntamente com o Instituto Nacional De Matemática Pura E Aplicada(IMPA), foi criado e implantado a Olimpíada Brasileira de Matemática, uma competição direcionada para os alunos que estão no Ensino Fundamental (a partir do 6ª ano), Ensino Médio e Universitário de todas as escolas públicas e privadas do país.

A competição é um projeto muito bem elaborado que tem como objetivo, aplicar os testes como forma de veicular a melhoria do ensino de Matemática no Brasil, colaborando para a incentivação e descoberta de novos talentos, particularmente na área de Ciências. Os estudantes também participam de competições internacionais, coordenadas pelo SBM, tais como as olimpíadas – Romanian Master in Mathematics, Olimpíada Iberoamericana de Matemática e Asian Pacific Mathematics Olympiad (APMO).

Logomarca OBM

O cadastro para ser participante da Olimpíada, pode ser feito através do site www.obm.org.br, onde há campos de preenchimento, que inclusive, precisam ser atualizados a cada ano.

Realizada anualmente a OBM possui quatro níveis de disputa, que é estabelecida baseando-se na escolaridade de cada estudante.

  • Nível 1 – estudantes matriculados na 6° ou 7° ano do E.F.
  • Nível 2 – estudantes matriculados ou que tenham concluído a 8° ou 9° ano do E.F.
  • Nível 3 – estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio .
  • Nível Universitário – estudantes universitários em nível de graduação, para qualquer curso.

São 3 fases para aplicação das provas do níveis fundamental e médio e 2 fases para o nível universitário.

A primeira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática aconteceu em 1979, mas desde então sofreu diversas alterações até chegar ao formato atual. Em 2013 a competição completará seu 34 anos de existência. O cadastro é feito pela coordenação da instituição de ensino, normalmente acontece em datas previstas para os meses de março e abril, via internet.

A premiação é feita em uma cerimônia com a entrega de medalhas de ouro, medalhas de prata e medalhas de bronze, também são oferecidas Menções Honrosas. Além disso a Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, patrocina os estudantes ganhadores em sua viagem para a premiação, desde alimentação, hospedagem e no caso de medalha de ouro, o translado também é ganho.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?