DicasFree.com » Estudos » Oceania relevo e vegetaçao

Oceania relevo e vegetaçao

Como tudo na Oceania, o revelo e a vegetação não poderiam fugir do diferente e do exótico. O continente contem elementos peculiares só encontrados nele. Clique e saiba mais.

     

Planície australiana com elevação peculiar.

O continente da Oceania, também considerado Novíssimo Mundo, contém vegetação e espécimes de animais peculiares, a maioria só existente em seu território. A vegetação é um pouco diversificada, variando a localização. Conta com florestas densas nas costas australianas do norte e nordeste, enquanto as costas do sul apresentam vegetação menos tensa latifoliada, dispondo do clima temperado e úmido.

Na região da Tasmânia e Nova Zelândia o clima mantem-se temperado, ocasionando florestas menos densas e presença de muito eucaliptos. As região de Melanésia, Micronésia e Polinésia predominam o clima essencialmente tropical com florestas e  vegetação tropical, incluindo enorme presença de coqueiros e bananeiras.

No interior da Austrália, constituí-se regiões de savana e clima essencialmente desértico.

O relevo essencialmente predominante na Oceania é a planície com estepes de savana. As grandes regiões desérticas, escudo australiano, são planas, contendo algumas elevações peculiares. A também a presença de terrenos montanhosos nos alpes australianos e os planaltos do país. Nas ilhas pode-se encontrar grandes montanhas e vales e a presença também de planície. Essencialmente as ilhas do cinturão de fogo apresentam relevo vulcânico.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?