DicasFree.com » Variados » O que são mudanças sociais em sociologia

O que são mudanças sociais em sociologia

Compreenda neste artigo os principais fatores que ocasionam as mudanças sociais e alguns exemplos de transformações sociais.

     

A história da humanidade está repleta de mudanças sociais que transformaram diversos quadros e cenários sociais em diferentes culturas. Essas mudanças nunca pararam de acontecer e, de certa forma, puderam ser incorporadas ao cabedal cultural em vários casos, sendo consideradas aspectos tradicionais com o tempo.

As mudanças sociais sempre representam inicialmente um rompimento com a tradição vigente. Elas podem ser uma manifestação da própria cultura ou indivíduos do mesmo povo, como também ser absorvida de outras nações. Apesar disso, é importante saber que existem tradições que sobrevivem com o passar do tempo, ainda que sempre enfrentando o crivo da problematização influenciada por outras mudanças sociais (o conceito de família é um exemplo de tradicionalismo).

Como as mudanças podem surgir?

As mudanças sociais podem ser provocadas por alguns fatores em comum nas sociedades. A maioria deles se relaciona com influências ideológicas normalmente surgidas na problematização dos valores vigentes. Mas existem outras formas de mudanças sociais que não necessariamente precisam se fundamentar em questões sociais.

A abolição da escravidão foi uma grande mudança social no Brasil (foto: reprodução)

A abolição da escravidão foi uma grande mudança social no Brasil  (Foto:reprodução)

As mudanças sociais podem ocorrer em detrimento de:

Fatores econômicos: o desenvolvimento econômico pode impulsionar mudanças como a implantação de industrias, o incentivo do consumo, dentre outros.

Fatores geográficos: o local de habitação normalmente está intimamente ligado ao povo que o ocupa. As vezes, uma migração pode ser ocasionada pela falta de algum recurso natural importante, por exemplo.

Fatores culturais: Acontecem quando há o surgimento de uma nova manifestação cultural, como uma nova religião ou novo modo de pensar a mesma religião. Podemos ter como exemplo o surgimento do cristianismo e mais tarde, o surgimento do protestantismo.

Fatores sociais: geralmente ocorrem em função de desequilíbrio da harmonia entre as camadas sociais. Podemo citar como exemplo as revoluções republicanas, os movimentos de independência, etc.

Descobertas/conhecimento: uma nova descoberta pode desencadear uma série de mudanças em uma nação. Por exemplo, a descoberta da energia elétrica propiciou o surgimento de invenções que faziam o uso dela, como a luz elétrica por exemplo.

Invenções: as invenções podem mudar o cenário social de muitas formas. As invenções de armamentos militares podem facilitar os combates entre nações, por exemplo. A máquina a vapor revolucionou a maneira de como coisas e pessoas se locomoviam (no caso dos trens e barcos a vapor).

Fatores externos: seriam mudanças ocasionadas por difusão cultural externa, ou seja, estrangeira. O consumo de determinados produtos, a preferência de vestuário, preferência musical e a adoção de sistemas administrativos de outros países são exemplos disso.

O caminho da mudança social

 As mudanças sociais geralmente só são efetivadas depois de vencer algumas medidas opositoras também sociais ligadas ao tradicionalismo. Os obstáculos podem estar fragmentados na estrutura social e ligados a outras áreas como a economia por exemplo (o reajuste salarial terá de passar pelo crivo do impacto na economia).

Há também a resistência dos grupos sociais que se posicionam de forma opositora a mudança. Utilizando o mesmo exemplo acima, os grupos de empresários formariam linhas de pensamento com influência política para impedir o reajuste salarial. Dessa forma, somente com algumas ações dos grupos que apoiam a ideia é que a mudança social pode de fato acontecer.

Com o aumento na facilidade na comunicação, as mudanças advindas de influências externas tem a se intensificar. Planos de governo, medidas administrativas, campanhas sociais, movimentos de rua, consumo e preferência estrangeira estão cada vez mais comum entre os países envolvidos na globalização.

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?