DicasFree.com » Variados » O que é unidade de preservação ambiental?

O que é unidade de preservação ambiental?

Para mais informações sobre as unidades de preservação ambiental, acompanhe este artigo e fique por dentro das principais características desses ambientes de conservação.

     

Preservação ambiental

Unidade de preservação ambiental é todo aquele espaço que tem como intuito de preservar a natividade e natureza local. Áreas fechadas, são parques ambientais e espaços para o cultivo da natureza. O único objetivo presente, é a preservação como o próprio nome já diz.

A conservação da flora e fauna, é algo extremamente importante, principalmente, no território brasileiro. Com o desmatamento, é  comum ter espécies em extinção, além do tráfico de animais. As belezas naturais são os alvos de principal defesa, isso porque a maioria delas ambienta um turismo muito forte, em quase toda a área brasileira.

A importância desses campos de conservação é extrema, elas preservam diretamente os ecossistemas, proporcionando ótimas pesquisas científicas, manejo e educação ambiental. No Brasil, podemos testificar que há cerca de 728 unidades de conservação.

Cada uma dessas, recebe isoladamente uma classificação de acordo com os pontos fortes e principais características. Algumas dessas unidades, são direcionadas para a exploração de recursos naturais. Também pontos importantíssimos como a preservação do ecossistema, campos de pesquisas e visitação para promoção da educação ambiental.

Campos de conservação ambiental

As unidades de preservação ambiental são extremamente importantes para manter a natureza viva

Preservação Ambiental (Foto: Reprodução)

▪ Parques Nacionais

 Reservas Biológicas

▪ Reservas Ecológicas

▪ Estações Ecológicas

 Áreas de Proteção Ambiental

▪ Áreas de Relevante Interesse Ecológico

 Floresta Nacional

▪ Reserva Extrativista

 Refúgio de Vida Silvestre

▪ Reserva da Fauna

▪ Reserva de Desenvolvimento Sustentável

 Reserva Particular do Patrimônio Natural

Cada uma dessas áreas tem específicas finalidades. De acordo com cada uma, é possível fazer pesquisas ou quaisquer outras atividades ecológicas. Contudo, não existe a possibilidade de agressão a nenhuma delas. Para quem descumprir tais ordens, existem punições severas.

Essas podem estar em graus de reconstrução do ambiente, bem como a plantação de árvores ou serviços sociais. Dependendo dos graus do crime, é possível que o agressor seja preso. O mundo precisa de conservação e a conscientização dos seres humanos é o meio de chegar lá.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?