DicasFree.com » IGG » O que é Toxoplasmose IGG

O que é Toxoplasmose IGG

A toxoplasmose, apesar de muitas pessoas nunca terem ouvido falar, é uma das doenças mais comuns em todo o mundo. Saiba mais clicando no post.

     

Estamos cercados por todo o tipo de seres microscópicos como bactérias, parasitas, vermes e outros organismos muitos vezes nocivos a nossa saúde. Quando se descobriu a existência desses seres imensamente pequenos, o mundo começou a se atentar e a relacionar as doenças para com as ações desses seres nos homens e outros animais.

Atualmente, sabemos o que esses minúsculos seres podem nos fazer. Muitas vacinas são distribuídas em todo o mundo para evitar o contágio de um grande número de doenças, diminuindo a mortalidade infantil e aumentando a qualidade e a expectativa de vida dos cidadãos.

A Toxoplasmose

Uma das doenças mais comuns é a Toxoplasmose. Você provavelmente não deve ter ouvido falar dela, porém ela está presente em mais de um terço de toda a população mundial, incluindo países subdesenvolvidos, desenvolvidos e em desenvolvimento. A enfermidade é causada pelo parasita Toxoplasma gondii que normalmente utiliza os gatos como principal hospedeiro (é o único animal em que o parasita consegue se reproduzir).

toxo

Toxoplasma gondii

Nos outros animais, o parasita só pode habitar de forma adulta e não põe os ovos. As contaminações acontecem pelas fezes de gatos que espalham os parasitas no ambiente. Pessoas podem acabar ingerindo os parasitas por simplesmente tocar o chão e levar a mão a boca, por exemplo.

Normalmente, a maioria das pessoas é imune ao parasita da toxoplasmose. Isso acontece quando os pacientes possuem os níveis de anticorpos IGG normais, garantindo o estado de inatividade do parasita. Uma pequena parcela de pessoas sadias sofrem com a doença que tem como sintomas, quadros parecido com a gripe. Febre, dor de garganta, inchaço do pescoço, cansaço, dores de cabeça e dores musculares.

Pacientes com imunidade baixa são muito mais propensos a sofrer com a enfermidade, como os casos de HIV, câncer, e até quem faz quimioterapia. Mulheres grávidas também estão propensas a terem esse quadro com mais facilidade. Normalmente é tratado medicamento que induz a produção de anticorpos IGG positivos que combatem o parasita.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?