DicasFree.com » Estudos » O que é Húmus

O que é Húmus

O húmus é um produto que se resulta da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, juntamente com a decomposição de plantas e de animais formando uma compostagem natural, assimilada a uma matéria orgânica.

     

O que e Humus

O húmus é um produto que se resulta da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, esse produto forma uma espécime de compostagem natural, que se agrega ao solo, juntamente com os restos em decomposição de plantas e seus subprodutos e de aos restos de animais, ambos promovendo a assimilação da matéria orgânica.

Dentre os variados tipos de adubo, o húmus é considerado o mais completo, apresentando em sua composição diversas características físico-químicas, tais como:

  • Micronutrientes como boro, ferro, molibdênio, cobre, zinco e cloro;
  • Macronutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio;

O húmus também é inodoro, ou seja, não possui cheiro e possui uma textura bastante macia em razão da granulometria das partículas do solo (areia e silte).

Através de todas essas propriedades, a formação do húmus, processo também denominado como humificação, desempenha a função de repor os minerais no solo, fazendo a correção da debilidade de nutrientes, propiciando estabilidade a terra, fazendo com que a mesma se torne apropriada para as mais variadas formas de cultivo. Portanto o húmus desempenha funções de fertilizar o solo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?