DicasFree.com » Variados » O que é Habite-se?

O que é Habite-se?

Nesse artigo você poderá saber o que é o habite-se/habits, para que ele serve, ver como ele funciona e quanto custa esse serviço.

     

Oque é ?

Habite-se ou habits é um ato administrativo originado por uma autoridade competente que autoriza o início de edificações e construções com designação a residências e habitações.

Para que serve ?

E um documento que comprova que a contrução foi realizada seguida das regras e exigências estabelecidas pela prefeitura da região em aprovação de projetos (tal como a legislação local e o Código de Obras do município).

Onde tirar ?

Esse processo de documentação é emitido pela prefeitura da região onde encontra-se o imóvel ou empreendedorismo. Para realizar qualquer construção, é necessário que se mostre uma licença para tal, o habits atesta essa conclusão de obra de acordo com essa licença dada.

Toda construção tem ?

Anteriormente, o habite-se referia-se apenas as construções residênciais, onde mostrava que a obra poderia ser vista como tal. Existem também as expedições para construções não-residênciais, onde o termo mais correto seria auto de vistoria ou auto de conclusão. Em alguns estados ambos os serviços são unificados, podendo ter o seu nome alterado dependendo da localidade.

Preço

O seu preço varia de estado para estado. A prefeitura cobra a UFM’s (Unidades Fiscais Municipais), a taxa bancária, a taxa de expediente e alguns outros termos afins dependendo da obra. Seu custo é relacionado com o valor do imóvel e seu metro quadrado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?