DicasFree.com » Saúde » O que é discopatia degenerativa

O que é discopatia degenerativa

Entenda o que é a discopatia degenerativa e quais são os seus efeitos no corpo humano, causas e demais curiosidades. Clique e confira.

     

Entre todas as vértebras de nossa complexa coluna, há uma espécie e amortecedor que impede que um osso choque-se contra o outro, causando dor e desgaste, além do rompimento de importantes tecidos da coluna vertebral.

Esses amortecedores são chamados de discos, constituídos de tecido com aparência gelatinosa e resistente. Os discos fazem muito o seu papel de amortecer esse contato, porém é comum que aconteça um desgaste natural dessas estruturas durante a vida do ser humano.

discopatia

É chamada de discopatia degenerativa esse processo natural de desgaste dos discos que com o tempo causa alguns sintomas como dores, formigamentos, queimações na região da coluna.

O quer pode causar o desgaste?

As situações quotidianas em si já causam desgaste em todo o corpo humano. Nos discos não seria diferente, visto que eles recebem pressão quase todo o tempo.

Porém, algumas condições estressantes, má postura, traumas físicos na coluna, a própria idade avançada do indivíduo, atividades físicas muito duras  e forçadas (como alguns trabalhos braçais), acabam por acelerar o desgaste do disco.

O que esse quadro provoca? Qual o tratamento?

A discopatia degenerativa pode sim ser o ponto inicial de algumas doenças. A exemplo disso, podemos citar a famosa hérnia de dico, a hérnia de disco extrusa e o abaulamento discal como possíveis lesões causadas por esse quadro.

Os tratamentos para esses quadros são na maioria das vezes tratamentos com fisioterapia, sessões de RPG, consumo de alguns medicamentos que ajudem a aliviar a dor e a melhorar o quadro de possíveis inchaços.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?