DicasFree.com » Alimentos » Oque é Açúcar

Oque é Açúcar

Para saber mais informações sobre o processo químico do açúcar e como o mesmo é formado, clique aqui.

     

Quimicamente, o açúcar é mais que apenas um ingrediente para preparar doces e bebidas. Pensaremos no açúcar como um grupo de substâncias unidas de forma que ao fim da junção, transforma-se em açúcar.

Tais substâncias que compõem o grupo são: glicose, sacarose, maltose, lactose e frutose. Todos esses estão classificados como carboidratos cristalinos. Todos são comestíveis e de uso humano. O açúcar se tornou um dos principais ingredientes na cozinha de todos.

Todo mundo usa açúcar

Não é possível que você passe um dia sequer sem usar a substância. Ela serve para ser inserida em todos os pratos doces que preparamos, tais como: bolos, doces, bebidas e muito mais. Sua substância cristalina pode ser dissolvida assim que encontrada com a água.

Seus “cristais” são pequenos e vendidos em quilos em todos os supermercados do mundo. Existem também outras formas de açúcares, o orgânico, o refinado, o cristal, o mascavo e o demera. Todos são sacarose, apresentados obviamente de formas e cores diferentes.

De onde vem o açúcar ?

Todo o açúcar é retirado da cana-de-açúcar. Essa mesma cana é transformada em açúcar a partir de máquinas que processam o fruto em usinas. Tudo é medido e testado antes de ir para a mesa do consumidor. A quantidade de sacarose é medida, bem como as demais substâncias encontradas na cana-de-açúcar. Depois de lavada e passada por esteiras, os picadores e desfibradores se tornam responsáveis por extrair os “cristais”.

Depois disso, passa por um processo dentro de água fervente calculada há mais ou menos 60°C de temperatura. Ao final do processo, ela se transforma em pequenos cristais que são empacotados e seguem para as prateleiras de supermercados.

Logo após, é usado para a preparação de alimentos diariamente. Açúcares como mascavo, refinado, orgânico e demera são feitos a partir de processos diferentes e contém substâncias diferentes inclusas em suas preparações.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?