DicasFree.com » História » O que defendiam os bolcheviques e os mencheviques

O que defendiam os bolcheviques e os mencheviques

Os Bolcheviques e os Mencheviques tiveram um grande papel político que decidiria o futuro da Russia durante a revolução. Saiba o que cada corrente política defendia.

     

Em detrimento dos outros países da Europa, a Rússia, apesar de por muito tempo ter sido uma das maiores potências do continente, possuía uma segmentação social baseada no serviço braçal e feudal de seus moradores camponeses. O distanciamento tecnológico da Rússia lhe proporcionou derrotas em algumas batalhas importantes e dificuldades econômicas que assolaram a imensa população na fome.

O descontentamento com essas questões e com o governo absolutista do Czar inflou diversos movimentos sociais que apoiavam as propostas de cunho marxista para a derrubada do czar e a mudança radical do governo russo. Essas correntes políticas sovietes tiveram dois grandes partidos que as representavam: os bolcheviques e os mencheviques.

Símbolo Bolchevique

Símbolo Bolchevique

Esses dois partidos foram a divisão de um único partido chamado Partido Social Democrata, onde as divergências de pensamento foram suficientes para criar diferentes identidades políticas contra o czar.

Bolcheviques

A etnologia do nome Bolchevique significa, basicamente, “a maioria”. O grupo recebeu esse nome pelo fato de, no momento da divisão do Partido Social Democrata, esse lado teria ficado com grande parte dos integrantes, sendo assim, a maioria do partido. Os bolcheviques eram os mais radicais dentre os dois lados dessa divisão.

Defendiam a implantação imediata da ditadura do proletariado, o socialismo e a derrubada do governo czarista e toda a sua estrutura. Articulavam-se na mudança do cenário russo mediante ao combate armado e estenderam sua influência entre alianças de proletários com camponeses. Daí o famoso símbolo da bandeira russa (tendo em vista que os bolcheviques saíram vitoriosos) do martelo, representando o proletário e a foice, representando o camponês.

O principal líder dos bolcheviques era Lênin, que era um dos fortes apoiadores dos sovietes e da grande massa descontente com o czar.

Mencheviques

Assim como o Bolcheviques, a etnologia do nome Menchevique diz respeito diretamente a quantidade de pessoas durante a divisão do Partido Social Democrata. Nesse caso, Menchevique significa a minoria, pois foi composto pela pequena parte que sobrou do partido durante a divisão.

Os mencheviques eram a favor das correntes ideológicas e do determinismo histórico marxista. Acreditavam que antes de implantar o socialismo na Rússia, o capitalismo teria que se desenvolver até seu ápice e chegar a revolução socialista. Apesar de revolucionários, os mencheviques procuravam mudanças com reformas políticas e não com radicalismo armado.

A derrubada do Czar e as transformações sociais em progresso eram o que pleitava esse grupo político. Seus principais líderes foram Gheorghi Plekhanov e  Iulii Martov.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?