DicasFree.com » Saúde » O que causa pedra na vesícula

O que causa pedra na vesícula

Acesse nosso artigo e descubra quais são os fatores que causam a formação de pedras na vesícula, como se dá o tratamento e como evitar tal distúrbio.

     

Conhecida como pedra na vesícula, a colelitíase é um distúrbio clínico onde cálculos se acumulam na região da vesícula biliar. Tais cristais ou cálculos surgem em diferentes lugares e porções diferentes, podendo aparecer no trato biliar e na vesícula biliar.

Quando o trato biliar e o ducto pancreático são obstruídos pelos cristais, o organismo pode ter doenças como icterícia e pancreatite, respectivamente. A colelitíase se pauta particularmente no momento em que esses cálculos se formam na vesícula biliar.

Causa

Para medicina ainda é desconhecida o porque da formação de cristais na vesícula biliar, pois em geral a bile por si só já tem as substâncias necessárias para que o colesterol seja dissolvido e jogado fora através do fígado. No entanto, se o fígado excretar uma quantidade maior de colesterol do que foi processado pela bile, tal excesso tende a se transformar em cristais e, posteriormente, em pedras.

Também se acredita que o aparecimento de cálculos biliares esteja relacionado a grande quantidade de bilirrubina dentro da bile, a qual é uma substância que o corpo produz ao quebrar hemácias no sangue.

Fatores de risco

Sistema digestivo.
(Foto: Reprodução)

  • Ser do sexo feminino
  • Ter 60 anos ou mais
  • Estar acima do peso
  • Obesidade
  • Gravidez
  • Dieta com muita gordura e colesterol
  • Histórico familiar
  • Diabetes
  • Medicamento que abaixam o colesterol
  • Medicamentos com estrogênio

Tamanho

Os cristais que se agrupam na vesícula biliar podem ter diversas formas e tamanhos, fatores os quais se alternam de acordo com a composição do cálculo. Geralmente, os que tem tamanho menor são os que mais trazem risco a saúde das pessoas, pois tem sua locomoção mais fácil, podendo então migrar e destruir ductos. Na vesícula geralmente se formam vários cristais pequenos ou então um único cristal grande.

Tratamentos

Existem muitas opiniões controversas quanto ao tratamento mais adequado, alguns médicos recomendam a cirurgia, outros dizem que é melhor apenas acompanhar o caso do paciente e analisar as alterações e, somente em ultima instância realizar a cirurgia.

Hoje em dia o tratamento mais comum que remove totalmente a vesícula biliar é a cirurgia, a qual é chamada colecistectomia. No entanto, existem tratamento alternativos, como a litotripsia, antiespasmodicos, anticolinergicos e acido desoxicocolico ou ursococolico.

Recomendações

Para evitar que os cristais sejam formados especialistas da área recomendam que o paciente vá ao nutricionista para receber orientações sobre como ter uma dieta rica em fibras evitando alimentos gordurosos. Procure também manter um peso ideal que esteja de acordo com o seu tipo físico. Largue o cigarro e o anticoncepcional se no histórico da sua familiar houver casos de colelitíase.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?