DicasFree.com » Escolar » Normas da ABNT em trabalhos escolares

Normas da ABNT em trabalhos escolares

As normas da ABNT determinam vários padrões no Brasil, inclusive a formatação de trabalhos científicos e acadêmicos. Saiba mais sobre essas regras aqui no Dicas Free.

     

As normas da ABNT também determinam questões referentes a formatação de trabalhos escolares, acadêmicos e científicos. Dessa forma, para realizarmos qualquer uma dessas situações com seriedade e profissionalismo, é essencial que sigamos as normas corretamente.

Seja nas escolas como em universidades, as bancas de avaliação costumam cobrar a formatação correta nos trabalhos. Os alunos que entregam trabalhos fora da formatação recebem notas bem menores devido a ausência desse importante requisito, e as vezes, até mesmo nem recebem a nota, ou seja, zero.

Formatação correta

Cada tipo de trabalho possui alguns detalhes específicos quanto a formatação. Porém, há algumas regras que se aplicam a todos e são consideradas regras básicas para formatação da ABNT. Seja qual for o tipo de trabalho, artigo, pesquisa, etc, essas regras servirão para deixa-lo mais bonito e dentro nas normas.

Primeiramente, você deve definir qual fonte utilizará no trabalho. a ABNT aceita apenas as fontes Arial e Times New Roman. O número que define o tamanho é 12. Para títulos, pode ser empregado o tamanho 16, sendo o título escrito normalmente, em caixa alta ou com efeito versalete.

O corpo do texto não poderá ter aquela linha que separa um parágrafo do outro. Você terá que configurar para que o texto fique sem espaços (na aba “início” no Word, há uma linha onde estão disponíveis os estilos de texto. Ao lado do estilo Normal, há o estilo “sem espaços”).

O espaçamento do parágrafo é essencial, portanto, configure sempre para 2 cm a frente toda vez que iniciar um parágrafo. Todo o corpo do texto deve estar justificado e com espaçamento entre linhas em 1,5 para facilitar a leitura. As citações no corpo do texto deverão ser feitas literalmente, dando o espaço de uma linha para inicia-las e uma linha após finaliza-las. Elas deverão estar justificadas e totalmente a 4 cm na página, com a mesma fonte empregada no restante do trabalho, porém, em tamanho 10, devidamente citada com nota de rodapé.

As notas de rodapé devem conter as referências da obra citada. Para isso, deve-se por o sobrenome do autor primeiramente e caixa alta, seguindo por vírgula e o primeiro nome apenas com a primeira letra maiúscula, seguido por ponto. Depois, escreve-se o nome da obra em itálico ou negrito seguido por ponto. Se o nome da obra tiver subtítulo, o subtítulo não ficará em itálico ou negrito. Após isso, é indicado a cidade onde o trabalho foi publicado, seguido por dois pontos. O nome da editora seguido por vírgula, o ano de publicação seguido por vírgula e a página onde se encontra o que foi citado no formato “p. 56”, por exemplo.

FREITAS, L. A moral na obra de Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003, p. 56

Todas as obras citadas devem estar dispostas em ordem alfabética nas Referências Bibliográficas ao fim do trabalho, porém, sem a numeração das páginas ao final da referência. A citação na nota de rodapé também deve estar na mesma fonte do restante do trabalho e com tamanho 10.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?