DicasFree.com » Curiosidades » Nome do órgão responsável pelo balonismo no Brasil

Nome do órgão responsável pelo balonismo no Brasil

O balonismo é um esporte que vem crescendo grandemente em todo o mundo e inclusive no Brasil, que tem seu papel na história dos balões. Clique e saiba mais.

     

Os balões com certeza são uma das invenções mais curiosas e sofisticadas da humanidade. Com alguns conceitos simples e uma construção bem elaborada, os balões permitiram o que antes parecia ser impossível a algum homem na terra: sobre voar os céus. Cercado de lendas de tapetes voadores e vimanas indianas, os homens sempre sonharam alcançar os céus assim como os pássaros.

Não se sabe ao certo quem teria sido o pai dos balões. O padre brasileiro Bartholomeu Gusmão em 1709 demonstrou sua invenção para o rei de Portugal João V que na ocasião viu o curioso objeto voar apenas 4 metros e logo após se incendiar. Talvez por isso, os projetos de balões na ibéria não fossem tão aceitos ou levados a sério.

Balonismo.

Há também a possibilidade do povo indígena de Nazca ter desenvolvido balões pelos quais poderiam sobrevoar o deserto, porém, muito pouco se sabe sobre esse magnífico povo a muitos séculos desaparecido. Fato é que a oficialidade dos balões foi apresentada na França em 1785, onde um francês e um americano sobrevoaram o canal da mancha em um balão.

Apenas em 1853, foi trazido para o Brasil um balão construído na França batizado com o nome Bartholomeu Gusmão em homenagem ao padre pioneiro e por aqui conseguiu alcançar voo. Esses experimentos serviram como base para que o brasileiro Santos Durmont viesse a construir a primeira máquina mais pesada que o ar a voar, o 14 Bis.

Balão homenagem.

Santos Dumont antes desse invento, teria feito vários balões com sucesso, inclusive um baseado com o nome de Brasil. Só mais tarde foi inventado o primeiro balão movido a ar quente as primeiras competições de balonismo foram realizadas na França em 1960. Desde então, o balonismo vem se espalhando pelo mundo com esporte competitivo.

No Brasil, o esporte foi oficializado em 1987 com a instauração da Associação de Balonismo Brasileira que organizou seu primeiro campeonato no ano seguinte. Atualmente, o órgão responsável pelo balonismo no Brasil é a CBB – Confederação Brasileira de Balonismo. O Brasil tem cerca de 200 balões e 140 pilotos que participam das competições.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?