DicasFree.com » Menstruação » No fim da menstruação pode engravidar

No fim da menstruação pode engravidar

Entenda a partir das informações do artigo, se existe possibilidade de acontecer uma gravidez durante o término do fluxo menstrual.

     

O organismo da mulher é composto de diferentes processos que a cada fase apresenta eventos específicos da sua funcionalidade natural. O corpo feminino possui todo um sistema propício para a reprodução, que começa a ser no início da puberdade, onde já pode observar as alterações hormonais para a fase a adulta. Quando o ciclo menstrual ocorre, o organismo indica que já está preparado para comportar o desenvolvimento de uma vida, mas tudo acontece devido uma série de fatores.

A partir do ciclo menstrual, acontece paralelamente o ciclo ovulatório, pois ambos são consequentes do surgimento um do outro. Quando a mulher apresenta o fluxo menstrual a cada mês, isso significa que seu sistema reprodutivo não foi modificado pela implantação de um óvulo fecundado, ou seja, não há uma gestação. Do contrário, se houver a concepção, o organismo não irá produzir o fluxo menstrual.

Gravidez surpresa

Engravidar no fim da menstruação é quase impossível, mas pode acontecer.

Muitas dúvidas existem a cerca desses dois eventos, porque cada organismo sofre alterações durante o ciclo, devido a fatores externos, como o uso de medicamentos, alimentação, prática excessiva de atividades físicas, estresse e outras complicações do próprio sistema como o surgimento de algumas doenças genitais. Além desses fatores, existe as particularidades de cada organismo. As possibilidades de acontecer uma gravidez são mais evidentes no período fértil, que compreende os 12 dias que precedem a data do início do último ciclo menstrual.

Por causa desse preparo que ocorre durante todo o ciclo, é quase impossível a mulher ter uma concepção durante o fluxo menstrual, ou mesmo no fim dele. A ocorrência pode ser percebida em raros casos, principalmente para a mulher engravidar que tenha ciclos muito irregulares. Portanto não é confiável seguir tabelas e datas, caso queira evitar a gravidez. O mais recomendável é utilizar métodos contraceptivos, sejam orais ou de barreira.

Os preservativos são ainda mais eficazes, pois além de evitarem a gestação, também previne contra inúmeras doenças. Por causa da complexidade de funcionamento do organismo, é importante consultar com o médico ginecologista, pois o mesmo é capaz de indicar qual o melhor contraceptivos a ser usado e também pode esclarecer todas as dúvidas sobre gravidez e menstruação.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?