DicasFree.com » História » Nazismo e Fascismo explicação completa

Nazismo e Fascismo explicação completa

Os regimes totalitários nazistas e fascistas foram responsáveis pelos conflitos da Segunda Grande Guerra Mundial que assolou cerca de 50 países em baixas pelo mundo. Clique e entenda esses regimes.

     

Os regimes políticos existiram aos montes na história da humanidade. Cada civilização e sociedade desenvolveu seu modo de fazer política, de afirmar o poder da elite sobre as demais pessoas e de figurar uma espécie de nacionalismo ou de pertencimento a terra onde se desenvolve.

Cada discurso ou ideal político tem um objetivo pelo qual é proferido. A intensão do mediador ou da própria personalidade política é alcançada pelo convencimento e pela propaganda para as grandes massas. Assim ocorreu em grandes e pequenas nações no mundo e os resultados disso foram os mais diversos possíveis.

Apesar de serem muitos, apenas dois sistemas políticos conseguiram ser odiados ou temidos por quase todo planeta. Desses dois sistemas, o mundo experimentou uma das maiores guerras de todos os tempos, envolvendo o maior número de nações e apresentando números alarmantes de baixas: o nazismo e fascismo.

Nazismo

Talvez o mais conhecido regime totalitarista que já se consolidou em nosso planeta, o nazismo foi responsável pelo início da segunda guerra mundial. Fato que ocorreu após a primeira guerra mundial, quando a Alemanha teve de aceitar o Tratado de Versalhes e passar por grandes dificuldades econômicas, além de não ter direito a ter exércitos.

Movimento Nazista

Movimento Nazista

O Nazismo – que também considerado um regime fascista – começou com o próprio Adolf Hitler, que numa tentativa de mudar seu país inflava os peitos alemães com o nacionalismo e a legitimidade de sua raça ariana como superiora. O famoso livro Mein Kanpf – Minha Luta – escrito pelo próprio Hitler dita a doutrina nazista, livro que seria utilizado e lido por quase todos os alemães.

O Nazismo foi responsável por um programa nacionalista que reviveu a Alemanha. A indústria foi rapidamente erguida e o desemprego praticamente extinto do país. Além disso, a Alemanha adquiriu forças para desrespeitar o tratado e constituir suas forças militares novamente.

A doutrina nazista incluía o totalitarismo, o repúdio especialmente a judeus, porém destinados a todos não arianos ou não pertencentes ao eixo, não é partidário de causas socialistas ou democráticas e é favorável ao expansionismo do império alemão. As medidas originárias dos movimentos Nacionais Socialistas acabaram por condenar milhões de judeus a morte e trabalhos compulsórios nos campos de concentração.

Fascismo

Os regimes fascistas ganharam grande proporções no mundo no século XX e chegaram também ao Brasil, no período pelo qual chamamos de Estado Novo, embora não com tanta força e violência que nos outros países. Além do Brasil, países como Espanha, Portugal e a própria Itália, tiveram regimes fascistas.

Fascismo de Mussolini

Fascismo de Mussolini

O mais famoso é o fascismo italiano, pois se tratou do regime que colocou a Itália junto a Hitler e os japoneses nas forças do eixo. O fascismo italiano segue um exemplo parecido com o nazismo, onde o líder Benito Mussolini consegue o cargo máximo na política de um país economicamente abalado.

Com características típicas, o fascismo é totalitarista e anti democrático, transformando os interesses do indivíduo no querer do Estado, tem a presença do corporativismo e do nacionalismo como forma de unir o povo e despertar o sentimento de pertencimento ao país. O fascismo desenvolveu a indústria e diminuiu o desemprego com as medidas econômicas traçadas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?