DicasFree.com » Mulher » Não tomo anticoncepcional

Não tomo anticoncepcional

Os anticoncepcionais se utilizados corretamente podem diminuir a probabilidade de ocorrer a fecundação do óvulo. Veja os motivos e cuidados.

     

 Nos dias atuais, é muito raro encontrar uma mulher que não faça uso de meios contraceptivos, principalmente os anticoncepcionais hormonais. Fabricados para evitar a concepção de uma gravidez, também proporcionam outras importantes vantagens para o bem estar da saúde feminina.

Como tomar sua pílula de forma correta.

Os anticoncepcionais se utilizados corretamente podem diminuir a probabilidade de ocorrer a fecundação do óvulo. Em maioria dos tipos disponíveis no mercado, oferecem até 99% de eficácia, mas não evitam o contágio de DST’s, portanto devem ser administradas juntamente com o contraceptivo de barreira, ou seja, a camisa de vênus ou camisinha.

Por existirem vários contraceptivos ofertados, muitas vezes é difícil para a mulher encontrar o método mais adequado a sua situação, por isso é imprescindível realizar uma consulta com um médico ginecologista para que o mesmo baseando-se em uma série de dados faça a indicação do anticoncepcional ideal.

Além da prevenção, geralmente os anticoncepcionais são capazes de reduzir os sintomas da Tensão pré-menstrual, diminuir significativamente o fluxo, ou seja, os dias de sangramento são menores e também eliminam as terríveis cólicas menstruais. Em contra partida, todo medicamento surte algum efeito colateral, mas em se tratando de anticoncepcionais, nem todas as mulheres sofrem os mesmos sintomas ou com a mesma intensidade.

Uma das maiores preocupações está associada ao ganho de peso, pois dependendo da dose de hormônios contida no anticoncepcional, pode vir a interferir no metabolismo feminino, resultando no acúmulo de gordura, também pode causar inchaço nas regiões dos seios, abdômen e quadris.

O uso de cada  anticoncepcional deve seguir corretamente as recomendações prescritas, se houver algum descuido, a eficácia estará comprometida, portanto, deve-se ter assiduidade quanto as datas e horários. Com o esquecimento ou falha de utilização é preciso recorrer a outros métodos contraceptivos caso queira evitar uma gravidez indesejada.

Dentre os populares  anticoncepcionais hormonais podem ser citados:

  • Pílula Anticoncepcional – possui apenas 1% de chance de falha.

  • Anticoncepcional Injetável – boa alternativa para as mulheres que se esquecem de tomar as pílulas diárias.

  • DIU de Progesterona – é inserido pelo médico e pode permanecer dentro do útero por até 5 anos.

  • Anel vaginal e Adesivo – dois métodos que possuem baixa dosagem hormonal e são super práticos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?