DicasFree.com » História » Muro de Berlim

Muro de Berlim

O muro de Berlim foi uma das construções mais icônicas pós guerra já acontecidas na Alemanha. Saiba como foi o desfecho desse fato histórico e muito mais aqui no Dicas Free.

     

A Segunda Guerra mundial mudou o mundo em diversos sentidos como hoje podemos ver. Além do desenvolvimento bélico intenso, a medicina e outras áreas científicas deram um absurdo salto, fato que contribuiu para a melhor qualidade de vida atual e para as constantes conquistas espaciais e tecnológicas que temos.

Vitória Russa sobre o Nazismo em Berlim

Vitória Russa sobre o Nazismo em Berlim

Apesar disso, é impossível negar que a Segunda Guerra fora algo terrível em certa medida. Tanto do lado dos aliados como do eixo, a utilização dos recursos humanos foi intensa e desregrada, além das atrocidades, destruições e mortes de civis. Tudo isso acabou por destruir grande parte da Europa após o término do conflito em 1945.

Como resultado disso, a Europa e a própria Alemanha encontraram-se divididas em dois grandes blocos diferentes de pensamento político e econômico: o bloco comunista e o socialista.

O Muro de Berlim

Com o fim da guerra, os territórios alemães foram divididos entre as grandes forças dos aliados, mais precisamente em quatro partes: para Rússia, Estados Unidos, Inglaterra e França. Apesar disso, é passível de se pensar que o país fora dividido entre Capitalistas e Comunistas, o que de fato aconteceu.

O lado russo oriental, comandado por Stalin ficou denominado por República Democrática Alemã (RDA) e o lado ocidental, ficou comandado pelos líderes da França, Inglaterra e dos Estados Unidos e denominado como República Federativa Alemã (RFA).

Muro deBerlim

Muro de Berlim

Com o objetivo de limitar a comunicação entre o lado ocidental e oriental, o governo russo decidiu por construir um muro que dividiria a Berlim e também a Alemanha ocidental e oriental. O muro foi construído na madrugada do dia 13 de agosto de 1961 e além do próprio muro, a divisão contava com 66,5 km de grande, além de torres de guarda e pistas para ataques com cães. A partir desse dia, qualquer pessoa que ousasse atravessar a fronteira poderia ser morta pelos guardas.

Apesar das manifestações no lado ocidental de Berlim contra o muro, nada pode ser feito. O líder dos Estados Unidos chegou a mencionar que a construção do muro não era de fato boa, mas ainda assim melhor que uma guerra.

A Queda do Muro

O muro não marcava apenas a divisão da Alemanha e da Europa, mas também a Guerra Fria entre os governos da União Soviética e os Estados Unidos. Esse conflito puramente ideológico e material resultou em grandes perdas econômicas para o lado soviético e consequentemente para a Alemanha Oriental.

9 de novembro de 1989

9 de novembro de 1989

As injeções econômicas na parte ocidental alemã feitas pelos Estados Unidos e outras nações Europeias e da Oceania fizeram com que um “milagre econômico” acontecesse. Fato esse que contribuiu muito para melhoria de vida dos habitantes e também do restabelecimento da economia alemã.

As constantes dificuldades do lado soviético como também o descontentamento quase geral dos habitantes fizeram com que em 9 de novembro de 1989 o governo da Alemanha Oriental anunciou que todos os habitantes poderiam visitar a parte ocidental de Berlim. Ocorreu que multidões atravessaram o muro e que durante a semana alemães enaltecidos acabaram por destruir partes da divisão.

Esse evento marcou o caminho para reunificação alemã, que em 1990 foi celebrada e oficializada para o mundo. Esse fato também é conhecido como o fim da Guerra Fria entre o Socialismo e o Comunismo. Atualmente, partes do Muro de Berlim ainda são vendidas devido a quantidade de grafites feitos do lado ocidental e por serem parte da história europeia.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?