DicasFree.com » Escolar » Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) : Fórmulas, Explicação e exemplos

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) : Fórmulas, Explicação e exemplos

O MUV ou Movimento Uniformemente Variado é um conteúdo básico de física aplicado em todas as escolas brasileiras. Confira um artigo explicando sobre esse conteúdo clicando no post.

     

Explicação

É denominado Movimento Uniformemente Variado todo o deslocar de um corpo que altera sua velocidade de forma uniforme em função do tempo. Para ilustrar melhor esse conceito, imagina uma homem em queda livre nos céus.

A cada segundo, esse homem acelera uniformemente 9,8 m/s em direção ao solo. Isso quer dizer que, por exemplo, esse mesmo homem estará a 29,4 m/s já no terceiro segundo de queda livre.

Fórmulas

Para calcular o Movimento Uniformemente Variado, existem três fórmulas básicas que devem ser usadas dependendo da situação. Confira:

Função Horária da VelocidadeV = V0 + at Onde “V” é a velocidade,  ”V0″ é a velocidade inicial, “a” é a aceleração e “t” é o tempo.

Função Horária do Espaço - S = S0 + V0t + at/2 Onde “S” é o espaço, “S0″ é o espaço inicial, “t” é o tempo e “a” é a aceleração.

Equação de Torricelliv2 = v2o + 2aOnde os dados são os mesmos das fórmulas acima. Essa equação é utilizada quando o tempo é omitido no problema.

Exercícios

Afinal, só se aprende observando e resolvendo exercícios. Mostraremos na prática, como utilizar as três equações de forma simples e de fácil entendimento. Confira:

1) Numa manhã ensolarada de domingo, Bruno e Pedro foram testar seu novo protótipo de carro movido a hidrogênio em uma fazenda vasta. Nos testes, o automóvel com combustível alterativo alcançou a velocidade de 88m/s em seu tempo recorde de 8s. Levando em consideração que o o movimento foi acelerado e que o automóvel partiu do repouso, qual a distância percorrida pelo protótipo?

Resposta:

Para calcular a aceleração, utilizaremos a fórmula da função horária da velocidade:

V = V0 + at

88 = 0 + a8

a = 88/8

a = 11 m/s2

Agora, descobriremos a distância percorrida por meio da fórmula da Função horária do espaço:

S = S0 + V0t + at/2

S = 0 + 0.8 + 11. 8/2

S = 75/2

S = 37,5 m

2) Uma nave intraestelar de modelo HB47 – 3000 está passeando em zonas nebulosas para que os turistas marcianos tirem fotos. Estando a uma velocidade 20 m/s, a nave vai desacelerando uniformemente até parar, percorrendo a trajetória de 100 metros. Quando tempo a HB47 – 3000 levou para desacelerar até parar?

Resposta:

Usaremos a equação de Torricelli para descobrir o tempo em questão:

v= v2o + 2aS

02 = 202 + 2a . 100

a = -2m/s2

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?