DicasFree.com » História » Motivos das grandes navegações portuguesas

Motivos das grandes navegações portuguesas

As navegações portuguesas ocorreram por diversos motivos, tendo como principal foco, a conquista de terras. Para mais informações, acompanhe este artigo.

     

Navegações portuguesas

Nos séculos XV e XVI os portugueses se destacaram inaugurando uma nova forma de explorar regiões até então desconhecidas, com as navegações. Há vários motivos para isso, os principais, descobrir mais rotas marítimas e encontrar, possíveis, novas terras novas.

Esse tempo foi conhecido como a Era das Grandes Navegações ou Descobrimentos Marítimos. Outros motivos eram buscar especiarias e encontrar pessoas para catequizar. Além disso, as áreas orientais eram as mais cobiçadas, devido a grande quantidade de especiarias e nunca haver relato de um país europeu ter conquistado essa área.

As navegações tinham como principal objetivo conquistar terras

Navegações Portuguesas (Foto: Reprodução)

Quanto mais terras conquistadas, mais recursos poderiam ter ao extrair riquezas daquela região.  Além de obter uma grande quantidade de matéria prima, quanto mais terras possuíssem mais potente a nação se tornaria.

 Tudo era muito bem planejado, com estratégias de paradas, lugares e mapas.

Principais descobertas

A maior descoberta de Portugal, ocorreu no ano de 1498 com a chegada das caravelas ás Índias, ao comando de Vasco da Gama. Este ocorreu no continente africano, quando Vasco chegou a Calicute e desfrutou diretamente dos milhares de benefícios do comércio encontrados lá.

Isso motivou algumas outras importantes navegações, como por exemplo em território brasileiro. Quando Pedro Alvares Cabral, descobriu terra nova em Abril de 1500, que hoje é o Brasil. Portugal se vangloria de sua glória no passado, quando era uma potencia naval e econômica. Hoje é apenas um país acuado na península ibérica.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?