DicasFree.com » Variados » Modelos de poemas sociais e ecológicos

Modelos de poemas sociais e ecológicos

Os poemas são belíssimas maneiras de se demonstrar qualquer tipo de sentimentalismo, seja amor, paixão ou pensamento crítico. Clique e saiba como fazer poemas sociais e ecológicos.

     

Os temas sociais são principalmente no Brasil são muito abrangentes e possui uma infinidade de sentidos e pontos de vista que podem ser claramente explorados em uma composição poética. Da mesma forma, os temas ecológicos em um país que tem uma das maiores biodiversidade e a maior floresta do mundo em seu território são bem precisos quando bem produzidos.

Temas Sociais

O Brasil é um país multicultural por natureza. As relações sincréticas entre diversas nacionalidades e culturas formam o que hoje chamamos de brasileiro, povo plural, complexo e gigante. Esse em si já é uma base muito considerável para composição de poemas. O poeta pode escolher alguma nacionalidade ou identidade étnica e escrever sobre suas belezas, lutas, prodígios, misérias, brilho e do orgulho no pertencimento.

Pode também com efeito de crítico, por duas ou mais etnias em conflito ou em acordo para um determinado fim. Sobrevoar sobre os interesses políticos e os processos históricos também é uma boa jogada. Problematizar de forma artística a relação entre trabalhadores e a elite predadora do país, como também a luta dos brasileiros a outras influências.

Nesses aspectos e em outros que certamente encontrará, é possível fazer uma boa obra para qual fim que seja. Confira abaixo um exemplo de poema com tema social:

Explorando o tema etnias africanas e suas relações sincréticas no país

Da luta do passado ainda não terminamos

Pois apesar de livres ainda lutamos

Buscamos as raízes que não se perderam

Mas que aos poucos nos jovens se degredam

Não seja assim, não aceite a falsa importância

Porque preto de alma branca só faz bem as finanças

Daqueles que querem te comprar e ferir

Daqueles que desejam calar nosso sorrir

Volta pra nós, entre na roda

Porque no samba a noite inteira o tempo volta

Nos lembra as primícias, o suor e as vitórias

Lembra-nos o que somos, nosso espírito, nossas glórias

Temas ecológicos

A própria beleza dos grandes biomas brasileiros e seus inúmeros animais, como também a harmonia das pessoas que moram próximas ou nas próprias áreas rurais brasileiras, já é por si só a base para muitas ideias com grande potencial. Ligar as etnias indígenas a natureza, ao equilíbrio da vida, da harmonia natural e da luta desses povos também é essencial.

Os problemas como o aquecimento global, o corte ilegal de madeira, o tráfico de animais e caça predatória, os grandes incêndios, a destruição de nascentes e outros problemas comum não só em nosso país mas em todo o mundo podem ser tratados e problematizados pela obra. Todo esse cenário de sobrevivência e grandiosidade natural é um prato cheio para o poeta.

Confira logo abaixo um exemplo e poema com tema ecológico:

Explorando o tema a partir da descoberta do país, dos processos históricos da exploração natural e sua continuidade atual

Da mata verde surge na distância

A esperança do desembarque, da fuga do mar

O desejo de aventuresco em primeira instância

De saber que achou o que foi procurar

Que da terra abençoada jorrou riquezas

Os doces paladares, as sementes anegradas

As pepitas, os metais preciosos da incerteza

No lombo das vivas almas escravizadas

Mesmo a eras distante mantivemos o cenário

Mudam as estações e as personagens

Ficam as feridas, as queimadas nas pastagens

Diminuem o divino verde do antigo imaginário

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?