DicasFree.com » Menstruação » Menstruação durante o uso do anticoncepcional

Menstruação durante o uso do anticoncepcional

Descubra através deste artigo os principais pontos envolvendo a menstruação durante o uso do medicamento anticoncepcional. Leia esta matéria e receba mais informações!

     

Anticoncepcional

O anticoncepcional em pílula é um dos métodos mais utilizado pelas mulheres na tentativa de controlar o ciclo menstrual, evitando uma possível gravidez e proporcionando o regulamento do mesmo. A maior parte das mulheres que usufruem do mesmo, possui até uma antecedência quanto ao período em que a menstruação ocorrerá.

Contudo, algumas se queixam da desorganização devido a um evento bastante comum, o “escape”, que é o mesmo que a menstruação durante o período em que se está fazendo uso do anticoncepcional. Para entender isso, é importante lembrar que o medicamento é tomado por 21 dias e cessado por 7, para que ocorra o sangramento normal.

Entende-se então que o decorrente do problema está no esquecimento da pílula, já que ela deve ser tomada diariamente, sem pausas, nem cortes. Quando isso ocorre, teremos então uma desorganização nos níveis hormonais, resultando em alguns problemas como a menstruação durante o uso do anticoncepcional.

Medicamento anticoncepcional (Foto: Reprodução)

Os hormônios quando estão em desorganização, são capazes de desestabilizar o endométrio, que por sua vez, provoca o sangramento antes que sua cartela chegue ao fim. O endométrio é parte do sistema reprodutor, precisamente uma membrana responsável por revestir a parede interna do útero.

Como regular?

O primeiro passo para evitar o problema é fazer uma reflexão e talvez a mudança do método preventivo. O mais indicado para esses casos é o anel vaginal que deve ser trocado a cada mês, liberando assim os níveis de hormônios corretos, estabilizando o endométrio e evitando sangramentos.

É possível também que o sangramento só ocorra nos seis primeiros meses de uso do anticoncepcional. Portanto, converse com o seu médico e pergunte sobre a normalidade do acontecimento, caso ele a conforte, continue o processo e espere ao fim do tempo estipulado para normalizar.

Se fizer questão de continuar com o uso da pílula anticoncepcional diária, certifique-se de não mais esquecer a tomada do medicamento. Utilize um meio para lembrá-la todos os dias, bem como um despertador ou até mesmo essa função no aparelho celular.

Em casos de quaisquer outros tipos de desconfianças, um médico deverá ser consultado de imediato. Assim, evite todo tipo de problema em degradação com o acompanhamento do seu ginecologista. Nenhuma das informações que aqui estão expressas, podem ter anulação de um consulta especializada.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?